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Insper anuncia parceria inédita com Universidade de Illinois

A cooperação fortalece o novo curso de ciência da computação, assim como os cursos de engenharia, por meio de tecnologias educacionais, preparação de professores, desenvolvimento de pesquisa aplicada, intercâmbios e duplas titulações

A cooperação fortalece o novo curso de ciência da computação, assim como os cursos de engenharia, por meio de tecnologias educacionais, preparação de professores, desenvolvimento de pesquisa aplicada, intercâmbios e duplas titulações

O Insper, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, está concluindo a negociação de uma inédita parceria com o Grainger College of Engineering. Parte da University of Illinois Urbana-Champaign (UIUC), o Grainger College tem um dos cinco melhores programas de Ciência da Computação dos Estados Unidos e é um dos líderes globais na educação em Engenharia.

A cooperação é mais uma iniciativa que diferencia o novo curso de Ciência da Computação do Insper, uma graduação que está com inscrições abertas para o vestibular de sua primeira turma até 28 de janeiro. A parceria também irá beneficiar o curso de Engenharia da Computação que o Insper já mantém desde 2015.

É a primeira vez que a Universidade de Illinois estabelece uma colaboração desse tipo com uma instituição de ensino superior da América Latina na área de tecnologia. Assim, o Insper se torna uma das instituições selecionadas globalmente para uma colaboração ampla com o Grainger College of Engineering. “Com a parceria, teremos um curso de Ciência da Computação que integrará aprendizagem prática e grade curricular inovadora à capacidade de manter o corpo docente na fronteira do conhecimento e produzindo pesquisa”, afirma Fabio de Miranda, coordenador do curso de Ciência da Computação do Insper.

A instituição americana tem no seu departamento de Ciência da Computação mais de 100 professores e pesquisadores, 44 vencedores do NSF Career Awards (prêmio da Fundação Nacional de Ciências dos EUA) e investimento anual em pesquisa da ordem de US$ 500 mil por pesquisador. Em toda a escola de engenharia, são mais de 400 professores realizando pesquisa de ponta com a utilização de cerca de 60 laboratórios, centros de pesquisa e institutos.

A Universidade de Illinois Urbana-Champaign faz parte de um sistema educacional fundado em 1867 no estado americano de Illinois e que conta atualmente com 94.750 estudantes. Desse total, 50 mil estão no campus de Urbana-Champaign, com representantes de mais de 100 países entre eles. No seu universo de 470 mil alumni, há 24 ganhadores de prêmios Nobel.

Entre os egressos estão inventores do LED Visível e da Imagem por Ressonância Magnética, fundadores da PayPal, do YouTube e da Tesla, bem como os atuais CEOs de empresas como IBM, c3.ai, Western Digital e Bloom Energy.

Tríplice Coroa da qualidade

Criado em 1999, o Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos com foco em ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Ciência da Computação, Políticas Públicas e Comunicação. Com cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e educação executiva, o Insper atua também por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão.

A escola adota metodologia de desenho de currículo baseado em competências e expertise no desenvolvimento de competências socioemocionais. Seus 21 laboratórios servem para trabalhos de pesquisa e imersão prática dos alunos nas disciplinas. O Insper reúne mais de 6 mil alunos, e conta com uma comunidade alumni (ex-alunos) de 24 mil integrantes, muitos deles conectados com a escola por meio de projetos e doações.

O Insper tem os selos que constituem a chamada Tríplice Coroa da acreditação na área de Administração – da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), da EQUIS (European Quality Improvement System) e da Association of MBAs (AMBA).

Pilares da iniciativa

A parceria sem precedentes entre as duas instituições será guiada por dois pilares: educação e geração de conhecimento.

No eixo da educação, a cooperação irá focar em aprimorar os níveis já altos de inovação e qualidade do currículo de computação do Insper, focado em formar os profissionais que vão liderar a transformação digital da economia. O objetivo é ter um curso bastante voltado à prática aliado a uma forte base conceitual. Também é parte importante desse eixo a colaboração em tecnologias educacionais para feedback e personalização da aprendizagem, que já é utilizada nos demais cursos do Insper e será aprofundada.

Ainda no eixo educação, o Insper contará com a expertise da UIUC no desenho de cursos de graduação e pós-graduação que mesclam Data Science e Ciência da Computação às outras áreas do conhecimento, por exemplo, Negócios, Economia, Filosofia e Engenharias.

A geração de conhecimento consiste na atuação em pesquisa aplicada, destinada a aperfeiçoar o conhecimento técnico necessário para resolver problemas da sociedade, além de manter o corpo docente na fronteira do conhecimento e o currículo do curso em constante atualização.

Esses dois pilares tornam a colaboração das duas instituições inédita e sem precedentes. “O Insper já é considerado uma das escolas mais inovadoras no ensino de engenharia no Brasil e no mundo e esta colaboração vai permitir um novo salto por aliar a pesquisa ao ensino”, diz Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper. “Para a Universidade de Illinois, o Insper passa a ser uma de suas três grandes parcerias globais, sendo as demais na Ásia.”

Mais oportunidades para alunos e professores

A cooperação entre o Insper e o Grainger College of Engineering da Universidade de Illinois Urbana-Champaign permitirá o intercâmbio entre os alunos das duas instituições, bem como possibilitará a alunos de graduação brasileiros que se destaquem usufruir de períodos de pesquisa no campus de Illinois.

As duas instituições também estão explorando oportunidades para coordenar os programas de graduação. Uma delas incluiria a opção de os alunos completarem três anos de bacharelado e um ano de mestrado no Insper e então continuar os estudos no programa de mestrado em Illinois, obtendo dupla titulação no mestrado.

A parceria foi planejada ainda para incluir colaboração em pesquisa e ensino. Professores do Insper irão trabalhar com professores e estudantes de Illinois em projetos conjuntos de pesquisa. E terão oportunidade de passar períodos “sabáticos” lá para estabelecer colaborações pedagógicas. Novos professores do Insper poderão ter temporadas na escola americana e fazer parte do programa de Computer Science’s Future Faculty Fellows para ganhar experiência de ensino e desenvolver colaborações em pequisa que irão perdurar quando eles vierem para o Insper.

Mercado aquecido

A tecnologia da informação deve movimentar US$ 4,5 trilhões no mundo em 2022, segundo projeções da consultoria Gartner. Nesse contexto, a chegada da quinta geração de internet móvel permitirá novas aplicações em vários setores e deverá impulsionar ainda mais os gastos com tecnologia, em um segmento de mercado que tende a crescer 15% globalmente até 2030.

No entanto, ainda não há profissionais capacitados em quantidade suficiente para atender a essa demanda crescente, o que cria um déficit mundial de mão de obra nas áreas de tecnologia, mídia e telecomunicações. No Brasil, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), são formados apenas 53 mil profissionais na área a cada ano. Porém, em 2021, teriam sido necessários pelo menos 133 mil novos profissionais.

O novo curso de Ciência da Computação do Insper e a parceria com a Universidade de Illinois chegam com a proposta de colaborar para a redução dessa lacuna, especialmente no seu aspecto mais qualitativo. “A nossa missão é promover a transformação do Brasil por meio da formação de líderes inovadores e do desenvolvimento da pesquisa aplicada”, diz Guilherme Martins, diretor da Graduação do Insper. “Os futuros líderes da transformação digital precisam combinar uma sólida formação técnica e conceitual, com competências profissionais e socioemocionais, que lhes permitam fazer a diferença nas organizações.”

As inscrições para o vestibular de Ciência da Computação e para o processo de seleção para bolsas de estudo do Insper estarão abertas até 31 de janeiro de 2022, às 12h.

  • Os exames são divididos em quatro etapas: Identificação (que será realizada em 1/2), Simulado (dia 4/2), Provas (6/2) e Validação (13/2, juntamente com a segunda fase do processo seletivo)
    A primeira turma de alunos começará a ter aulas presencialmente no dia 3 de março de 2022.

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação do Insper e se inscreva para o processo seletivo

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