Projetos desenvolvidos pelos nossos alunos abrangem diferentes perspectivas sobre a análise e busca de talentos aplicadas na prática
A 25ª edição do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) que ocorrerá dos dias 4 a 8 de outubro, terá dois projetos desenvolvidos por alunos do Insper entre os selecionados para serem apresentados e discutidos no evento. Ambos os trabalhos tiveram orientação de Luciana Lima, professora do Insper.
“Foi muito positivo ver os alunos do Insper sendo selecionados para integrar o Enanpad, o maior e mais reconhecido congresso de gestão do Brasil. Eles tiveram a oportunidade de experimentar a atividade de pesquisa e, agora, colhem os frutos por seus excelentes trabalhos”, diz Luciana.
Um dos alunos selecionados para o evento é Nicholas Coube Jacob, recém-formado em Economia. Ele apresentará um artigo sobre sua busca em entender como as empresas podem melhorar o seu processo de contratação de novos funcionários, recrutando e atraindo cada vez mais talentos. “Observamos que existe uma lacuna neste assunto, uma vez que muito é estudado sobre como os candidatos se preparam para o mercado de trabalho, mas há pouco conteúdo pela ótica das empresas. Assim, estudamos os conceitos de Employee Value Proposition e Employer Branding, compreendendo a maneira que as empresas podem utilizá-los para aumentar a percepção de utilidade para o trabalhador”, diz Nicholas.
Sobre a importância de ter como mentora a professora Luciana, Nicholas afirma que desde o começo do trabalho ela alinhou expectativas e organizou prazos, estando sempre atenta aos comentários e ao esclarecimento de dúvidas. “Sua expertise ficou muita clara. Segui suas diretrizes para atingir um ótimo resultado.”
O outro projeto que será apresentado no encontro será o de Gabriel Schiavenato, que desenvolveu a proposta de um quadro de referência para análise do desempenho de atletas. “A avaliação decorreria de dois fatores: por meio do mapeamento do estado da arte sobre essa temática e da identificação de características dos membros da equipe técnica relacionadas com a sua aplicação prática.”
Gabriel diz que ser premiado com uma aprovação para o EnANPAD é uma honra enorme. “Conhecer pessoas novas e poder trocar conhecimentos e ideias pode ser muito importante para a minha carreira”, afirma Gabriel.
Sobre o Encontro
O EnANPAD está em sua 25º edição e é considerado um dos maiores congressos do país no campo da pesquisa em administração de empresas. O encontro proporciona um espaço de trocas entre pares, estimulando o debate e o networking entre os participantes.
Além disso, a participação permite que os projetos sejam colocados em discussão para possíveis sugestões e melhorias propostas pelos outros integrantes do evento. Consiste em oportunidade de troca de conhecimentos, estreitando e fortalecendo cada vez mais as redes de pesquisa.