Metodologia utilizada no Certificate in Business and People Management integra prática, reflexão e conhecimento para o desenvolvimento de competências
No último dia 2 de julho, o Insper realizou o webinar Desenvolvimento de teamwork: integrando prática, reflexão e conhecimento. No encontro, foram apresentados os benefícios do desenvolvimento de competências de trabalho em equipe por meio de abordagem aplicada como o Teamwork Experience, parte do programa Certificate in Business and People Management (CBPM), a partir das vivências daqueles que participam do processo: alunos, professores e team coaches.
Mediado por Guy Cliquet, coordenador executivo de novos projetos acadêmicos do Insper, o debate contou com a participação de Fabiana Souza, pós-graduanda no CBPM, Luciana Campos Lima, professora do Insper, e Terezilde Sampaio, professora no Insper, atuando como team coach.
Nas empresas e nas escolas, o trabalho em equipe é algo realizado com muita frequência. Da mesma forma, problemas acontecem repetidamente sem soluções. Acaba-se acreditando que o fato de não haver muitas mudanças nas abordagens no trabalho em equipe é natural. E por que isso acontece? “O trabalho em grupo acaba sendo um hábito, com foco na entrega nas equipes. Porém, é melhor sempre aprender a aprimorar o trabalho em conjunto, para assim sermos mais eficazes, termos uma liderança mais adequada e proporcionarmos mais desempenho à equipe”, disse Cliquet.
O que é o Teamwork Experience?
No Teamwork Experience, os alunos experimentam sessões de coaching em diferentes momentos, têm a oportunidade de aprofundar a capacidade de observação e entender quais competências precisam ser desenvolvidas, realizam autoavaliações e participam de sessões de feedback, atividades importantes para seguir com o trabalho em uma nova equipe no semestre seguinte.
De acordo com Luciana, um relatório conduzido pela Deloite em 2021 traz a competência de teamwork como uma das principais a serem desenvolvidas, principalmente no contexto pós-covid. “A experiência do Insper tem o diferencial de construir uma narrativa para o aluno, que percorre de modo transversal o conteúdo de disciplinas que acabam se conectando por meio do Teamwork Experience. O aluno tem essa experiência de forma conduzida e orientada pelos coaches. E esse suporte possibilita ao aluno e ao professor, ao término da disciplina, observarem as transformações e conhecimentos adquiridos nesse processo.”
Para Fabiana, o Teamwork Experience mostrou a necessidade de se tornar uma pessoa mais aberta, interessada principalmente em ouvir o outro. “A possibilidade de trabalhar com novas equipes a cada semestre proporciona um modelo de laboratório, com possibilidade da análise de erros e correções. Esse é um exercício contínuo e que levo para minha vida profissional. Espero seguir sempre avançando em relação a essa competência daqui para frente.”
Terezilde destaca que a metodologia do Teamwork Experience proporciona a possibilidade dos alunos experimentarem a realidade da gestão e do trabalho em equipe nas empresas. “Em muitos cursos, os estudantes escolhem com quem querem fazer suas atividades em grupo. Aqui, nós buscamos agrupar alunos com expertises diferentes. No fim de dois trimestres, quando estão se acostumando com o grupo, já trocaram feedbacks e fizeram sessões de coaching, eles integram uma nova formação de equipe, momento no qual passarão a aprender coisas novas sobre eles mesmos e sobre o grupo, percebendo novos conflitos e desafios.”
Assista ao webinar na íntegra