O contexto da pandemia evidenciou ainda mais a importância de ter informações confiáveis e usadas de maneira efetiva para solucionar problemas e gerir negócios. Nesse cenário, a busca por cientistas de dados ganha relevância no mercado, que oferece cada dia mais oportunidades para os profissionais em busca de novas perspectivas para a carreira.
Foi observando essas tendências e em busca de novos rumos para sua jornada profissional que a alumna Jéssica de Araújo Silva Caieiro ingressou no curso de pós-graduação em Data Science e Decisão no Insper.
“Escolhi o curso de Data Science por perceber a carência e, muitas vezes, a resistência do mercado em aliar o pensamento científico e o conhecimento de negócios para melhor orientar a tomada de decisão. Nesse cenário, escolhi o Insper não só pelo pioneirismo na oferta de um programa de pós-graduação tão completo nessa área, mas também pela excelência em ensino e pesquisa”, afirma Jéssica, que foi aluna da primeira turma da pós-graduação em Data Science e Decisão da escola.
Proposta Insper de ensino
O propósito do curso é formar cientistas de dados que apoiem as decisões de executivos por meio de modelagem estatística para explicar o problema ou oportunidade em foco, utilizando os dados que extrairá, organizará e combinará por meio de sistemas de processamento. Durante esse processo, o cientista de dados aprende a utilizar métodos de design (aplicados à ciência dos dados) na interação com os stakeholders relacionados com o problema ou a oportunidade.
“A pós-graduação do Insper, em suas trilhas de dados, modelagem e design forma um profissional completo para integrar os times de Data Science nas organizações, auxiliando estas a processar dados de uma maneira inovadora e rentável, otimizando processos de tomada de decisão”, diz o professor André Filipe de Moraes Batista, coordenador do Programa Avançado em Data Science e Decisão.
O momento da mudança
Além da base técnica, o curso oferece a oportunidade de aplicação prática por meio de workshops temáticos e oficinas. Para complementar a experiência, durante o último semestre do curso, os estudantes participam do projeto final de ciência de dados em empresas parceiras, orientados por um docente da escola.
A partir do caso de uma empresa escolhida pelos alunos, o projeto final combina um desafio na formulação de problemas com desafios técnicos nas áreas de estatística e computação para a solução de um problema de negócio real. Foi durante o trabalho final do curso que Jéssica viu as oportunidades de mercado se abrirem.
“No momento em que busquei o curso, já estava pensando em migrar para uma nova área. Vi no projeto final do curso a oportunidade ideal para dar esse passo de maneira mais assertiva. Por ser realizado com uma empresa parceira escolhida pelo aluno, busquei firmar parceria exatamente onde já tinha interesse em trabalhar e, ainda durante a construção do projeto, houve abertura de vagas para a área que eu desejava. Participei do processo e fui contratada”, afirma Jéssica, que migrou para a área de Data Science durante o último semestre letivo do curso.
“Alcancei meus objetivos antes mesmo de concluir o curso e, sem dúvida, os desafios vivenciados ao longo do programa me prepararam para enfrentar os da minha nova jornada profissional com maior destreza. Especialmente pelos conhecimentos de programação nas linguagens R e Python, tão bem construídos pelos ótimos professores que inclusive, foram grandes mentores, me orientando direta e indiretamente nesse processo de transição.”
Quer saber mais sobre o Programa Avançado em Data Science e Decisão? Participe do nosso encontro com a coordenação que acontecerá no dia 29/06, às 19h. Inscreva-se e tire suas dúvidas.
Programa Avançado em Data Science e Decisão
O Insper oferece um programa criado para formar cientistas de dados, profissionais que auxiliam empresas e organizações na identificação de problemas e oportunidades, bem como na tomada de decisões. O curso ensina como utilizar a modelagem estatística e aproveitar os dados, por meio de sistemas de processamento.