Em webinar, Romeo Deon Busarello e Vitor Peçanha debateram os principais pontos de atenção para criar um conteúdo relevante e engajar o consumidor
No mundo globalizado em que vivemos, há focos de atenção que estão em constante mudança. Isso pode acarretar diversas implicações para os comunicadores e empresas que desejam reter o público fiel à sua marca, nem que seja por apenas um instante. A partir dessa premissa, o Insper realizou, no dia 16 de junho, o webinar Conteúdo relevante em Marketing Digital.
O evento contou com a presença de Romeo Deon Busarello, vice-presidente de inovação e transformação digital da construtora Tecnisa, e de Vitor Peçanha, cofundador da maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina, a Rock Content. A mediação foi realizada por Afonso Carlos Braga, professor do Insper.
No webinar, foi abordada a importância da construção de um conteúdo relevante para o Marketing Digital e o que esperar dessa área no futuro.
Conteúdo e Contexto: dois aliados na jornada
As práticas de impacto e prospecção de um possível consumidor de qualquer produto ou serviço visam moldar e formatar a comunicação para que esse indivíduo seja atingido da melhor maneira possível.
Sendo assim, um aspecto muito importante do conteúdo desenvolvido para o Marketing Digital é o contexto. Algo que foi amplamente discutido na conversa foram os momentos ou inclinações predecessoras ao impacto do público alvo com a comunicação, que são tão importantes quanto propriamente a mensagem endereçada. O contexto no qual o indivíduo está imbuído pode favorecer o direcionamento desse possível cliente para torná-lo um consumidor do produto ou serviço oferecido.
Romeo Busarello usou o exemplo de uma separação, quando um indivíduo muda o estado de seu relacionamento nas suas redes sociais, passa a buscar apartamentos para alugar e acessa sites de relacionamento. Para ele, esse é o momento certo de impactar o usuário com uma comunicação sobre novos imóveis. “O conteúdo é rei, o contexto é Deus e a conversão é a rainha”, afirmou Busarello.
Big Data é importante, mas e o “Big Idea”?
O surgimento de novas tecnologias, disponíveis para todos que trabalham com marketing, foi outro aspecto abordado no encontro. Uma delas é o chamado Big Data, conceito que possui diversas implicações atualmente. Até o momento, foram desenvolvidas diversas regulamentações e leis específicas que criaram impeditivos para organizações coletarem de forma indiscriminada os dados de possíveis clientes. Isso gera uma barreira para a prospecção e criação da comunicação assertiva das empresas que trabalham com essa prática, tornando cada vez mais necessária a reinvenção.
O profissional de marketing deve entender os conceitos básicos do mercado e, segundo os convidados, reinventar-se conforme acontece a evolução dos relacionamentos empresariais. Ou seja, independentemente das novas tecnologias ou o que elas signifiquem, é necessário buscar cada vez mais alternativas inovadoras para atingir o objetivo principal do marketing: entregar valor para os clientes.
“As ferramentas podem mudar, mas a criatividade deve ser o ponto primordial de atuação. A base do profissional de marketing digital deve ser a adaptabilidade”, disse Peçanha.
Acompanhe o webinar na íntegra:
Pós-graduação em Marketing
A área de Marketing está presente na estratégia da maioria das organizações. Ela é responsável por antecipar tendências no mercado de consumo e posicionar a marca de forma consistente. Com o objetivo de preparar os profissionais deste campo para os desafios do futuro, o Insper criou o Certificate in Marketing Management (CMM), programa lato sensu, revisado em 2019, que exercita a análise e a aplicação de conceitos fundamentais no dia a dia das empresas.
Participe dos Encontros com a Coordenação: