Encontro para doadores da Comunidade Alumni contou com a presença do alumnus Thiago Maffra, CEO da XP Inc, que foi bolsista do Insper e compartilhou sua história de sucesso
Para celebrar as doações oferecida por centenas de alumni do Insper ao Fundo de Bolsas da escola, foi promovido no dia 26 de maio um encontro exclusivo para falar sobre o Impacto do Programa de Bolsas Insper com a participação do alumnus Thiago Maffra, que foi bolsista e atualmente é o executivo-chefe da empresa XP Inc.
No evento, Maffra compartilhou sua história de sucesso, ao lado de Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo e fundador do Insper, Andrea Minardi, professora senior fellow de Finanças do Insper, e Carlos Melo, professor senior fellow de Economia e Administração e Embaixador Alumni Insper, que mediou a conversa.
Além de ser um encontro para troca de experiências e valorização das histórias de sucesso que nasceram no Insper, ele também marcou o início da Campanha Alumni 2021, que tem como meta angariar fundos para o ingresso de novos bolsistas no Insper. Ao longo do evento, que teve uma hora de duração, foram arrecadados 39 mil reais, doados pelos alumni presentes virtualmente.
Os recursos utilizados pelo Insper para a concessão de bolsas vêm do setor privado, na forma de investimentos diretos de empresas e instituições parceiras e também por meio de doações de pessoas físicas interessadas na continuidade dos projetos da escola. Claudio Haddad agradeceu aos milhares de doadores que vestem a camisa do Insper e apoiam financeiramente a escola. Ressaltou que, embora a escola seja financeiramente saudável, é importante contar com recursos adicionais para propor projetos inovadores. “Minha grande preocupação é a perenização do Insper através do tempo e isso só é possível com o apoio da nossa comunidade”, diz Claudio.
Mais diversidade
Criado em 2004, o Programa de Bolsas Insper é uma das principais iniciativas da escola na busca pela transformação da vida de centenas de jovens talentosos em todo o Brasil. De acordo com a professora Andreia Minardi, a ação surgiu a partir de uma necessidade, sentida em sala de aula, de aumentar a diversidade entre os alunos.
Ao longo dos anos, o programa passou por muitas mudanças para aumentar sua efetividade e apoiar cada vez mais pessoas. “Começamos com a ideia de que apenas a bolsa para estudar seria suficiente, mas alunos vindos de outros estados e regiões não tinham onde morar. Por isso ampliamos as formas de suporte financeiro e de subsistência“, afirma Minardi, como um dos exemplos de melhoria promovida pela escola.
Outra transformação que tem sido cada vez mais importante é o ganho de capilaridade do Programa de Bolsas nos últimos anos. Para a gerente de relacionamento institucional do Insper, Ana Carolina Velasco, isso é um passo para a ampliação da diversidade regional na escola. “Com a realização das provas de vestibular online, agora conseguimos chegar a todo o país com nosso sistema de ingresso à escola e, com isso, sentimos também a necessidade de aumentar a presença de bolsistas de fora de São Paulo.“
Experiência de sucesso
O evento contou com um bate-papo entre os convidados e o alumnus Tiago Maffra, que trouxe um relato sobre a transformação que o Insper possibilitou em sua vida por meio da bolsa de estudos que ele recebeu. “O Insper me deu muito mais do que uma formação técnica e o ferramental para solucionar problemas. Eu construí amizades, networking, muito mais do que a parte técnica“, diz Maffra.
Indo ao encontro dos dados apresentados, que mostram o crescimento do Programa de Bolsas do Insper em diferentes regiões do Brasil, Maffra também falou sobre o avanço da pauta da diversidade na empresa que preside, a XP. “Impulsionar a diversidade geográfica, de gênero, de background, traz muito resultado. Ter um universo diverso traz pontos de vista diferentes que enriquecem os ambientes, seja no trabalho ou na escola”.
Além disso, o CEO saudou as possibilidades abertas pelas bolsas do Insper, e previu que no futuro, dada a natureza do mundo atual, espera ver muitos empreendedores, bolsistas ou não, saindo do Insper para criar seus projetos e transformar os diferentes cenários do mercado.
Conheça o resultado das campanhas para o Fundo de Bolsas em 2020.