Direcionado inicialmente aos membros da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, curso teve a coordenação do professor Sérgio Roberto Cardoso e contou com a presença de profissionais da escola com expertise nos temas
A Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Insper formou, no último mês de abril, a primeira turma no curso de Introdução à Diversidade, Equidade e Inclusão. Os membros da comissão tiveram a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas, com o suporte da Frente de Formação da Comissão.
Liderada por Sérgio Roberto Cardoso, professor no Insper da disciplina de Grandes Desafios da Engenharia, a ideia do curso surgiu com a expansão e convergência das Comissões de Diversidade e Acessibilidade, proporcionando um espaço para atualização e aprimoramento conceitual dos integrantes, bem como o alinhamento dos princípios e fundamentos sobre projetos e políticas da escola no campo da diversidade.
Segundo Sérgio, esse curso teve o importante papel de trazer embasamento teórico e destacar as experiências adquiridas ao longo dos anos com as duas Comissões. “Tínhamos que proporcionar ao grupo o entendimento dos marcadores sociais das diferenças que vamos trabalhar fortemente nos próximos anos, falando de gênero e raça e como estes se relacionam. Com isso em mente, a Frente de Formação construiu uma proposta de aprendizagem que conta com profissionais da própria escola, ensinando a partir de suas experiências ao lidar com diversidade, equidade e inclusão”, comenta Sérgio.
Para Bruna Arruda, professora do Insper e coordenadora da Comissão, a iniciativa reforça a busca pela diversidade na escola, um dos principais valores do Insper. “A frente de diversidade entrou para o planejamento estratégico da escola. Esse curso representa o quanto o Insper está sensível ao tema e que temos muito a aprender. Os primeiros impactados foram os integrantes da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, mas é só o começo. Toda a escola deverá passar pela formação nos próximos anos. O conhecimento em diversidade nos leva à reflexão e conscientização sobre o tema e nos motiva a agir”.
Discussão de conceitos
Alguns assuntos contemplados na grade do curso, como o conceito de equidade como justiça social abordado pela professora Allyne Andrade e Silva, tiveram um grande impacto e engajaram um debate valioso entre os participantes. “A partir desses assuntos, percebemos que algumas ações realizadas já estão alicerçadas, como as iniciativas para apoio estudantil, a Toca da Raposa e as tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. Com o conceito de equidade alinhado, partimos para temas como o índice de equidade racial nas empresas, apresentado pelo professor Michael França, e medidas de equidade de gênero em cargos de liderança, discutido com a professora Regina Madalozzo”, aponta Sérgio.
Outros temas foram destacados pelo interesse dos integrantes, como a inclusão de gênero. “Vimos que medidas simples podem corrigir alguns vieses que impactam na desigualdade de gênero, como, por exemplo, flexionar para o gênero feminino os cargos anunciados nas oportunidades de trabalho”, comenta Sérgio.
Allyson Pains, estagiário de Recursos Humanos e membro da Comissão, demonstra a importância do curso para a turma e para a escola. “O curso foi bastante abrangente e trouxe contribuições ricas sobre aspectos de formação cultural que influenciam, inevitavelmente, a vida no ambiente corporativo. A formação foi essencial para consolidar a importância de implantar e manter políticas institucionais que contemplem essas questões. É muito positivo perceber que o Insper considerou como estratégico o tema no planejamento dos próximos anos!”
Ana Carolina Oliveira, especialista da área de Relações Internacionais e membra da Comissão, enfatiza a preocupação do Insper e o quanto aprendeu nas aulas. “Entendo que o curso é fundamental para alinharmos conceitos e nos aprofundarmos em outros. Isso mostra a preocupação da escola com a qualidade em tudo o que faz. Eu, particularmente, percebi que tenho muito a aprender. Me sinto privilegiada de poder colaborar de forma efetiva com novas ações e políticas para o Insper e ainda aprender a ser uma pessoa e profissional melhor”, conclui.
Próximos passos
Agora, o Insper avança para os próximos desafios, desenvolvendo novos projetos dentro e fora da comissão e dando continuidade às iniciativas existentes. A partir deste mês, a Comissão irá promover encontros de formação continuada para seus membros. Além disso, estão previstos os seminários de formação para os líderes e Diretoria da escola ainda em maio, ministrados por uma organização parceira e referência no tema.