Instituição segue integrando o seleto grupo que possui a Tríplice Coroa de certificações, composto por menos de 1% das escolas de negócios do mundo
O Insper recebeu no final de novembro a informação de que a sua acreditação EQUIS (EFMD Quality Improvement System), conquistada inicialmente em 2017, foi renovada até 2024. O selo de qualidade é concedido às escolas que cumprem um padrão de excelência global.
Com a renovação da certificação, o Insper segue pertencendo ao seleto grupo de escolas de negócios do mundo, menos de 1%, que reúnem os três principais selos internacionais de qualidade de ensino na área, a chamada Tríplice Coroa: AMBA + AACSB + EQUIS. A certificação AACSB (Association to Advance Collegiate School of Business), renovada em agosto deste ano, tem validade até 2026. A acreditação AMBA (Association of MBAs) segue válida até o próximo ano, quando a escola receberá nova avaliação.
“A renovação da acreditação EQUIS reforça o nosso compromisso com a internacionalização e reflete nossa qualidade de ensino e geração de conhecimento entre as melhores escolas de negócios no mundo”, diz Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper.
EQUIS: padrões na educação
O EQUIS é um dos principais sistemas internacionais para a avaliação da qualidade de instituições de ensino superior em gestão e administração de empresas. Gerido pela European Foundation for Management Development (EFMD), seu objetivo fundamental é elevar o padrão de educação ao redor do mundo.
A renovação da acreditação EQUIS é fruto do trabalho de toda a escola. Para a renovação do selo, houve um processo de inspeção por parte da certificadora que envolveu cerca de 50 participantes do Insper, entre colaboradores administrativos, professores e alunos.
Rogerio Paes Costa, secretário geral e coordenador de acreditações do Insper, conta que o processo de renovação da acreditação incluiu a elaboração de um relatório de autoavaliação sobre diferentes aspectos da escola e seus programas de administração e economia, a compilação de evidências documentais e o recebimento de uma comissão de experientes diretores de escolas internacionais que interagiram, por alguns dias, com diferentes atores da comunidade acadêmica.
“Para o Insper, essas conquistas são um reconhecimento global que garante e amplia parcerias internacionais, além de fornecer valiosos insumos para nossa cultura de melhoria contínua e evolução institucional”, afirma Costa.