Eventos discutem inovação aberta, construção de capacidades e gestão de pessoas no setor público. Atividades acontecem on-line durante a Semana de Inovação da Enap
Vinícius Cassio Barqueiro
O Insper marca presença na Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Com o mote “Ouse transformar”, a sétima edição do tradicional evento do setor público acontece on-line de 9 a 12 de novembro. Saiba mais a seguir:
10/11, das 8h às 10h
A inovação no setor público é um tema que está na agenda. Algumas pessoas veem a inovação como panaceia, remédio para todos os males. Outras defendem que ela é um imperativo, uma condição sem a qual não se sobrevive. Outras ainda a consideram supérflua diante de necessidades mais básicas.
Seja qual for a visão, surgem questões importantes: Como construir capacidades para a solução de problemas complexos via inovação? Quais as habilidades e competências específicas necessárias? Como o governo pode remover obstáculos, acolher e estimular a cultura de inovação no setor público?
“Essas questões interessam muito ao comitê de ex-alunos do Insper e ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, uma instituição de ensino que tem investido intensamente na formação de servidores nos últimos anos”, afirma Tais Borges, especialista pelo Programa Avançado em Gestão Pública do Insper (PAGP) e uma das coordenadoras do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas.
A construção de capacidades para a inovação será debatida em 10 de novembro (quarta), das 8h às 10h. Com mediação de Tais Borges, o evento terá abertura de Vinícius Barqueiro, do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP). Participarão da discussão André Tamura, diretor executivo do WeGov, Jessika Moreira, coordenadora do Íris Laboratório de Inovação e Dados do Ceará, e Tomaz Vicente, cofundador da Catálise, autor do livro Design Ágil para Inovação Social e Desenvolvimento e especialista pelo Programa Avançado em Gestão Pública do Insper (PAGP).
11/11, das 19h às 21h
A colaboração intersetorial sempre foi um fator importante para a administração pública. Essa temática assume novos contornos com o surgimento de ambientes de inovação aberta para impulsionar a inovação no setor público. “Esse ecossistema GovTech tem movimentado milhares de agentes públicos, bancos de desenvolvimento, startups e empresas em busca de solucionar os problemas públicos prementes, de maneira colaborativa e inovadora”, afirma Isabella Torquist, especialista pelo Programa Avançado em Gestão Pública do Insper (PAGP).
Com abertura e mediação de Manuel Bonduki, professor dos cursos de Inovação no Setor Público no Insper, em 11 de novembro (quinta), das 19h às 21h, Isabella Tornquist apresentará os resultados do seu estudo sobre os casos do IdeiaGov e Pitch Gov ES, especificamente na temática de contratação pública.
Participarão da mesa Felipe Maruyama, diretor de inovação em governo no Impact Hub à frente das operações do Ideia Gov, e Nara Caliman, gerente no Laboratório de Inovação na Gestão do Espírito Santo (LAB.ges).
12/11, das 10h às 11h15
Na sexta, dia 12 de novembro, das 10h às 11h15, o professor titular do Insper e coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) Sandro Cabral participa do evento promovido pelo People in Government Lab da Blavatnik Escola de Governo de Oxford, juntamente com a Fundação Brava. Com moderação de Bruna Barcelos, gerente de projetos da Fundação Brava, também participam da dinâmica Margarita Gómez, diretora executiva do People in Government Lab de Oxford, e Henna Khan, ex-chefe da Unidade de Estratégia e Inovação de RH do governo do Reino Unido.
O Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP) busca cada vez mais ampliar o diálogo com governos e universidades ao redor do mundo. Com Oxford, por exemplo, há uma série de iniciativas recentes internacionais na área de gestão e políticas públicas, como o fellowship no programa de verão do PeopleLab, formação docente para o uso de casos de ensino, construção e aperfeiçoamento de bases de dados de contratos de impacto social e baseados em resultados, além da realização dos eventos Hack and Learn com o Government Outcomes Lab (GoLab). Vale mencionar também a participação do professor Manuel Bonduki no Teaching Public Service in the DIgital Age, projeto de desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Governo Digital.
Inscreva-se na Semana da Inovação da Enap e participe das atividades conduzidas pelo Insper.