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Insper marca presença na Semana de Inovação da Enap

De 9 a 12 de novembro, atividades com a participação de docentes e ex-alunos discutiram temas como design sistêmico, inovação aberta, construção de capacidades e gestão de pessoas no setor público

De 9 a 12 de novembro, atividades com a participação de docentes e ex-alunos discutiram temas como design sistêmico, inovação aberta, construção de capacidades e gestão de pessoas no setor público

 

Vinícius Cassio Barqueiro

 

O Insper participou da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Sob o mote “Ouse transformar”, a sétima edição do tradicional evento do setor público aconteceu on-line de 9 a 12 de novembro.

Na terça (9/11) à noite, o professor no Insper Guilherme Lichand participou da mesa que apresentou a experiência de três projetos de inovação do GNova que combinaram design sistêmico e ciências comportamentais, com Bruno Rizardi, Letícia Mendonça, Marizaura Camões, Daniela Matello, Paula Dias e Ana Angélica Campelo.

Na quarta (10/11) de manhã, a especialista pelo Programa Avançado em Gestão Pública do Insper (PAGP) Tais Borges mediou uma discussão sobre como construir capacidades para solucionar problemas complexos no setor público. Participaram da discussão André Tamura, diretor executivo do WeGov, Jessika Moreira, coordenadora do Íris Laboratório de Inovação e Dados do Ceará, Tomaz Vicente, cofundador da Catálise, também formado pelo PAGP e autor do livro Design Ágil para Inovação Social e Desenvolvimento, e Vinícius Barqueiro, do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP). Os principais destaques da discussão ficaram registrados neste painel on-line.

Semana de Inovação da Enap
Registro da oficina “Construção de capacidades para inovação no setor público”, realizada em 10/11 na Semana de Inovação da Enap

 

Na quinta (11/11) de manhã, o mestre em políticas públicas pelo MPP do Insper Breno Salomon conduziu, com Géssica Cardoso e Fernanda Valente, a oficina “Explorando dados com a ferramenta InDEx do EvEx”, que abordou o uso prático de dados na tomada de decisão em políticas públicas com base na experiência do programa Evidência Express, da Enap.

À noite, a especialista em gestão pública Isabella Torquist apresentou os resultados sobre os casos do IdeiaGov e Pitch Gov ES, realizado na conclusão do PAGP sob coordenação de Manuel Bonduki, professor dos cursos de Inovação no Setor Público no Insper. Participaram da mesa Nara Caliman, gerente no Laboratório de Inovação na Gestão do Espírito Santo (LAB.ges), Gabriel Romitelli, coordenador de implantação de soluções inovadoras no IdeiaGov, e Anderson Azevedo, coordenador de Inovação e Administração Pública na Impact Hub São Paulo.

Na sexta de manhã (12/11), o professor titular do Insper e coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP), Sandro Cabral, participou do evento promovido pela Fundação Brava com o People in Government Lab da Blavatnik Escola de Governo de Oxford. O evento teve moderação de Bruna Barcelos, gerente de projetos da Fundação Brava, e também contou com a participação de Margarita Gómez, diretora executiva do People in Government Lab de Oxford, e Henna Khan, ex-chefe da Unidade de Estratégia e Inovação de RH do governo do Reino Unido.

 

Trilha de cursos de inovação no setor público

O Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper oferece uma série de cursos para apoiar servidores do setor público, do setor privado e do terceiro setor para conduzir inovações que melhorem a qualidade da gestão e das políticas públicas no Brasil. O professor Manuel Bonduki participou ativamente da concepção e desenvolvimento da trilha, sendo também docente líder dos cursos, que têm política de bolsas parciais ou integrais, concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil do curso e possibilidade de aplicação e impacto.

Inovação e transformação do setor público: desafios para uma prática disruptiva

Desenvolvido em parceria com a Fundação Brava, o curso foi criado com o intuito de apoiar gestores públicos, privados e do terceiro setor a responder essencialmente a cinco perguntas: por que é importante falar de inovação e transformação digital no setor público? O que é inovação, ou quais formas ela pode tomar no setor público, sejam elas ligadas a novos serviços, sejam a novas formas de oferecê-los e geri-los? Como é possível inovar e superar os desafios existentes no desenho e implementação desses serviços, em especial nas dimensões de cultura, processos, tecnologia e legislação? Quanto se consegue impactar com a mudança e como mensurar esse impacto? Quem são os atores-chave da transformação e como garantir seu envolvimento?

Acelerando a transformação digital no setor público

Neste curso, os estudantes partem de um panorama das tecnologias e artefatos da transformação digital e seus impactos na sociedade e no Estado para construir uma visão sistêmica das oportunidades e desafios para os governos. Discutimos a gestão da mudança e o papel das lideranças na transformação, compras públicas de inovação, habilitadores da transformação digital e como usar os dados para tomar melhores decisões respeitando a segurança e a privacidade dos cidadãos. O curso já teve o apoio da Aliança pela Inovação e atualmente conta com o apoio do BID Lab.

Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas

Neste curso, os participantes têm contato com as principais teorias que dão base à abordagem das ciências comportamentais, assim como conhecem um ferramental prático e aplicado. É uma introdução compacta, porém, profunda sobre como aplicar ciências comportamentais em situações concretas, permeada pela apresentação e discussão de casos brasileiros, europeus e africanos.

Inovação no Setor Público: Pessoas, Dados e Tecnologias

Com a primeira edição realizada presencialmente no Ceará, em 2021, o curso tem o objetivo de formar gestores(as) que liderem transformações públicas para potencializar e ampliar o acesso da população a direitos. Para isso, apresenta perspectivas sobre inovação, governo digital, dados, transformação digital e pessoas no setor público, além de conduzir uma oficina colaborativa de encerramento para potencializar o aprendizado.

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