De acordo com dados de usuários do site Stack Overflow, a maioria dos programadores é formada por homens brancos e jovens com ensino superior
Bernardo Vianna
Criado em 2008, o Stack Overflow é um site de perguntas e respostas sobre programação ao qual, muito provavelmente, todo desenvolvedor já recorreu em algum momento. Frequentado tanto por profissionais quanto por entusiastas, o site reúne, atualmente, mais de 16 milhões de usuários registrados, cerca de 22 milhões de perguntas e mais de 32 milhões de respostas.
Anualmente, o Stack Overflow entrevista sua base de usuários e publica o Annual Developer Survey, que, neste ano, recebeu mais de 80 mil respostas de desenvolvedores de 180 países. Do total de respostas, 6 mil foram de usuários brasileiros. As perguntas buscam informações sobre diversos temas, desde aspectos demográficos até formação acadêmica e situação de emprego, além de preferências em relação a linguagens de programação e outras tecnologias.
Os dados do levantamento mostram que há menos desenvolvedores empregados em 2021 do que havia no ano anterior. No mesmo período, cresceu a parcela que trabalha de forma autônoma, o que pode indicar uma tendência de instabilidade em consequência da pandemia.
As respostas dos usuários do Stack Overflow indicam que, tanto no Brasil quanto no restante do mundo, o desenvolvimento de softwares é majoritariamente realizado por pessoas com formação superior. É possível observar, porém, que, fora do Brasil, houve um crescimento da parcela de profissionais com apenas a educação formal básica.
A diversidade de idade, gênero e etnia entre desenvolvedores, tanto no Brasil quanto no mundo, permaneceu baixa ao longo dos últimos três últimos anos. Em relação a essas três variáveis, os programadores têm, majoritariamente, o mesmo perfil: jovem, homem e branco.