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Conheça a Comissão de Diversidade do Insper

Formada por colaboradores e professores, a Comissão de Diversidade propõe ações para tornar a escola mais inclusiva para todas as pessoas

Formada por colaboradores e professores, a Comissão de Diversidade propõe ações para tornar a escola mais inclusiva para todas as pessoas

Imagem com o texto Conheça nossa Comissão de Diversidade e com o logo da Comissão de Diversidade Insper

A Comissão de Diversidade do Insper surgiu em 2018, resultado do Projeto de Gestão de Pessoas, criado para entender uma série de demandas dos colaboradores. Proposta em uma das frentes de trabalho do projeto e com o apoio da liderança do Insper, que sempre reconheceu a importância do pensar diferente e de compreender a pluralidade no processo de educação, desenvolvimento das pessoas e transformação do país, a Comissão se tornou um instrumento fundamental para impulsionar ações que tornam o ambiente mais inclusivo e diverso. No início, ela reunia em torno de sete pessoas e, na medida que as ações ganhavam força nos últimos dois anos, chegou ao número de 32 membros.

A criação da Comissão de Diversidade exigiu muita reflexão de todos os envolvidos. O Insper e seus colaboradores precisavam entender qual é o papel da escola na promoção da diversidade, a missão do Insper e como realizar, na prática, projetos e ideias importantes para o futuro que todos desejam para a Comunidade Insper. Nesse sentido, as primeiras ações foram focadas em provocar uma reflexão com relação aos comportamentos de cada colaborador, gestor, professor e lideranças .

Nessa fase, também foi fundamental a aproximação da Comissão com os coletivos do Insper, como o Raposas Negras, Insper Pride e FeminInsper. Foram propostos eventos conjuntos, que resultaram em atividades complementares dentro da Trilha de Humanidades na Graduação, que trabalhou temáticas como a questão racial, de gênero e indígena em aulas ministradas no Insper.

Para Ana Carolina Velasco, Gerente de Relacionamento Institucional e Líder do Planejamento em Diversidade, o papel do Insper como instituição de ensino e pesquisa é fazer com que as pessoas saiam da escola com senso crítico e capazes de perceber quais são os impactos de uma experiência mais ampla, enriquecida com pensamentos e pessoas diversas.  “O objetivo da Comissão, nesse sentido, é realmente entender como fazer com que as pessoas – sejam alunos, colaboradores ou docentes – também façam parte desse ciclo e tomem ações de modo a se tornarem agentes de transformação.”

Planejamento

Neste ano de 2020, o Insper colocou a diversidade na pauta estratégica da escola para os próximos dez anos. A dedicação com relação à temática é uma prioridade para as lideranças da escola e o planejamento incluirá metas e ações práticas que visam ampliar incansavelmente a diversidade.

“Estamos planejando a contratação de professores e colaboradores seguindo critérios para ampliar a diversidade. Trabalhamos fortemente na divulgação do Programa de Bolsas, sabendo da correlação entre raça e renda e o quanto essa oportunidade consegue atrair mais pessoas para participar do nosso processo seletivo. Além disso, uma Agenda de Formação está sendo criada para que todos estejam alinhados, respeitando as diferenças e conseguindo dar capilaridade para o tema”, cita Ana Carolina.

A Comissão de Diversidade se reformulou recentemente e hoje trabalha em sete frentes, com 32 membros. São elas:

Atração, trazendo mais docentes, discentes e colaboradores representantes de diversidade;
Formação, que pretende ensinar em sala de aula o que é diversidade;
Gestão de carreiras, para analisar quais são os impeditivos para que uma pessoa avance na carreira;
Cultura organizacional, analisando quais são os símbolos da diversidade na estrutura física e arquitetônica do Insper;
Acolhimento, para qualquer pessoa que relate situações que fujam dos nossos códigos morais e éticos que dizem respeito à diversidade;
Comunicação, que vai expandir para toda a Comunidade Insper e para fora da escola as ações sendo feitas dentro da organização;
Inteligência, que vai cuidar dos indicadores e números para acompanhar o resultado de cada ação e checar se elas estão efetivamente trazendo resultados que buscamos.

Insper do futuro

Todas as ações propostas têm como meta central a desconstrução de preconceitos e estigmas sociais que impedem o crescimento da igualdade de oportunidades para todos. Com elas, o Insper espera formar líderes que sejam capazes de olhar para essa questão de forma sofisticada e contribuindo não apenas para o ambiente da escola, mas também para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Nossa meta é ampliar a diversidade da escola, tanto na parte de atração quanto na inclusão, que é assegurar que as pessoas sejam acolhidas pelo nosso ambiente. O Insper do futuro é um Insper que reflete as diferenças da sociedade e, ao mesmo tempo, onde todos possam se desenvolver com igualdade de oportunidades”, conclui Ana Carolina.

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