Sandra Fernandes alia sua experiência corporativa à sua sensibilidade feminina, simplificando a gestão financeira para os negócios liderados por mulheres
Muitas mulheres almejam ter uma boa realização pessoal, profissional e equilíbrio na vida. Esse também foi o objetivo da Sandra Fernandes, alumna do Certificate in Business Administration (CBA) do Insper.
Ao se tornar mãe, e em busca de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ela decidiu reunir sua experiência corporativa à sua sensibilidade feminina simplificando a gestão financeira, de maneira eficaz, para os negócios liderados por mulheres. Foi assim que nasceu, em 2018, a Feminanças, empresa especializada em gestão financeira para empreendedoras.
A missão da empresa é tornar mais suave a caminhada da mulher empreendedora por meio de serviços de gestão financeira. A Feminanças tem o objetivo de fazer com que a mulher sinta segurança sobre o desempenho de seu negócio e esteja consciente e tranquila sobre as decisões administrativas do dia a dia. A empresa trabalha com dois tipos de serviços: treinamentos online e assessoria individual para a micro e pequena empreendedora, além de mentorias e palestras.
Os treinamentos online acontecem com especialista que orienta e acompanha o desenvolvimento da mulher em gestão financeira em um grupo exclusivo no Instagram e também por meio de um e-book, denominado E-number da mulher empreendedora.
Já a assessoria individual oferece atenção exclusiva para a empreendedora se fortalecer na tomada de decisão consciente de sua gestão financeira.
A nossa alumna e fundadora da Feminanças, Sandra Fernandes, conta um pouco mais sobre a iniciativa na entrevista abaixo. Confira:
Qual foi a sua maior inspiração para abrir a Feminanças?
O que eu vou ser depois que eu cresci? Essa era a pergunta que me sondava quando saí do mundo corporativo. Eu sabia o que eu não queria mais para a minha vida, mas ainda não tinha certeza do que eu faria sem o crachá corporativo. Passei um período fazendo consultorias e estudando negócios dentro do mundo com o qual eu me relacionava, o materno.
Até que fui fazer uma aceleração para mulheres empreendedoras. Lá, eu disse que fazia finanças, e todas as minhas colegas de aceleração falaram que queriam apoio nessa área!
Pronto, havia encontrado meu nicho: mulheres com as quais me relaciono na forma de viver, com filhos, empreendendo e que vejo tanto potencial de negócios. Não vai ser por não saber fazer um fluxo de caixa que uma empresa não vai pra frente, eu pensei. Vamos de Feminanças!
Quais os maiores desafios enfrentados?
São muitos. Muitas vezes pensei em desistir. Eu acho que o primeiro, ao sair de empresa corporativa, foi “estar no mundo”, como eu chamo. Eu não sabia em qual andar eu procurava a contabilidade ou a comunicação, ou ainda quem era meu par no jurídico. Ou seja, eu não tinha mais a referência das pessoas em suas cadeiras na empresa.
Então, o que no começo pareceu uma imensidão e me assustou, hoje eu vejo como uma grande oportunidade de montar e criar minha jornada.
O que eu fiz muito foi buscar conhecimento e networking em empreendedorismo e empreendedorismo materno. Fui a muitas palestras, eventos, fiz a aceleração e, conforme fui encontrando o meu novo universo, fui mergulhando nas necessidades e evoluindo enquanto empresa focada na micro e pequena empreendedora.
E, para mim, essa caminhada empreendedora só vale a pena quando há suavidade nesse caminho, que é cada mulher decidir o que é sucesso para si, e ter ferramentas e meios necessários para alcançar a sua realização individual.
Eu acredito que, dessa forma, nós, mulheres, que também somos mães, podemos oferecer nossa melhor atenção na criação da próxima geração, que são nossos filhos. Estamos desenvolvendo seres humanos, todos os dias, nos detalhes, na refeição, no cuidar, na leitura, no brincar, no esperar… Quando cada mulher escolhe o que é equilíbrio para si, ela tem toda a condição de contribuir com seu máximo talento para a sociedade, econômica e socialmente falando.
Como as pessoas interessadas podem saber mais sobre a Feminanças?
Diariamente, ofereço conteúdo no Instagram da Feminanças. São lives, explicações práticas, incentivos para que a caminhada da mulher empreendedora tenha lucro e suavidade. Lá, você encontra tudo sobre a minha trajetória e os serviços da Feminanças. No site também tem tudo sobre nós.
A pandemia acelerou o lançamento de produtos online, onde com autonomia, a mulher pode se preparar para resolver sua gestão financeira, aproveitando esse momento que nos faz rever o que é essencial.
Tenho planos de mostrar os recursos atuais de grandes empresas do mundo corporativo para as mulheres empreendedoras, por meio de conteúdo gratuito no Instagram da Feminanças, para que possamos nos beneficiar com o que já existe de boa prática no mercado e que, sendo simplificado, possa ajudar a micro e pequena empresa que hoje está tão impactada com a crise. E também desejo criar o braço social da Feminanças, oferecendo nosso trabalho a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além disso, crio duas filhas, sou esposa, cuido da minha casa, empreendo, e estou junto de tantas mulheres construindo um caminho para estar no lado positivo das estatísticas: a das empresas e das mulheres saudáveis!