Especialista em comunicação, alumnus Insper dá dicas sobre como se comunicar e se reinventar no cenário atual no qual vivemos
ENTREVISTA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Uma das principais transformações observadas nos tempos de quarentena por causa da pandemia de Covid-19 foi o crescimento das interações digitais, com artistas e palestrantes realizando lives e webinários, professores dando aulas remotas, além de reuniões, feedbacks e até mesmo negociações e processos de fusões e aquisições sendo realizados 100% em plataformas digitais.
Com o isolamento social, muitos profissionais, empresas e indústrias estão se reinventando por meio das interações digitais e descobrindo novas maneiras de interagir com clientes, colaboradores e todos os stakeholders de seus negócios.
Matheus Jacob, alumnus de Economia e fundador da Conte., consultoria especializada em treinamentos de comunicação, apresenta dicas valiosas sobre como se comportar neste mundo digital e ter interações bem-sucedidas.
1) Como se comunicar bem durante as lives?
Primeiro, deixando para o século passado todos os preconceitos possíveis. A digitalização agora é inevitável. Aceitar este movimento e permitir-se evoluir é o primeiro passo. Depois, é fundamental buscar três pilares: naturalidade, assertividade e carisma.
2) É possível se reinventar profissionalmente com esse recurso?
Sem dúvida. Até fevereiro, 85% dos nossos treinamentos na Conte. eram realizados presencialmente. Em uma semana, tivemos que desenvolver metodologias para operar 100% on-line. Restaurantes, universidades e até mesmo médicos estão se reinventando. Isso traz possibilidades para todos os profissionais. Um analista ou gerente com mais intimidade com estas plataformas, por exemplo, poderá ser mais expressivo nestas comunicações do que um CEO ou diretor. Todos agora precisam aprender este “jogo”.
3) Como usar essas interações digitais a favor do seu negócio?
A primeira pergunta para fazermos é se o seu negócio exige apenas uma intradigitalização, para colaboradores e clientes, ou também uma exodigitalização, para audiências e públicos. Se você precisar apenas do primeiro, domine bem as ferramentas de reuniões digitais e comunicação assertiva. Se o seu negócio depende também de uma exposição para audiências, entenda muito bem onde está seu público (LinkedIn, Instagram, YouTube) e saiba como se comunicar com ele. Saber filtrar é essencial. Em alguns casos, lives com pouquíssimos espectadores podem até causar um efeito adverso na reputação do seu negócio.
4) Quais são as principais dicas de como se apresentar para o seu público?
O digital “diminui” quase todos os vetores de comunicação. A atenção fica reduzida, o som fica abafado, os gestos ficam menores. O carisma e capacidade de transmitir energia neste momento tornam-se fundamentais. Porém, pelo excesso de distrações, a comunicação precisa ser afiada, direta ao ponto. Não há nada pior do que uma pessoa prolixa “digitalizada”.
5) Na sua opinião, o fenômeno das lives e das interações digitais veio pra ficar?
Sem dúvida. É um movimento que já estava presente em diversos setores. Agora, com este cenário, todos os negócios e indústrias estão sofrendo uma mudança estrutural que não voltará ao seu estágio anterior. Haverá, eu acredito, um equilíbrio. Mas a expressividade digital, que já era essencial, agora se tornou fator de sobrevivência.
6) Como as pessoas interessadas podem saber mais sobre a Conte.?
Na Conte., nós treinamos desde líderes com soluções individuais até equipes inteiras, entendendo os desafios de cada indústria e setor. Trazemos referências do teatro, da literatura, da neurociência. Tudo comunica – e este é inclusive o nosso princípio como empresa. Todas as fontes de conhecimento nos ajudam e podem ajudar cada indivíduo nesta descoberta.