Realizar busca

Conselho Alumni Insper cria planilha compartilhada para ampliar conexões e oportunidades

Iniciativa busca conectar alumni que podem ajudar com aqueles que precisam de auxílio neste momento de crise

Iniciativa busca conectar alumni que podem ajudar com aqueles que precisam de auxílio neste momento de crise

ENTREVISTA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL

A preocupação com o novo coronavírus é de todos. Este é um momento em que precisamos de muita união e solidariedade. Neste cenário desafiador no qual vivemos, notamos um grande fluxo de iniciativas incríveis surgindo de forma espontânea entre os alumni Insper. Pensando nisso, para centralizar essas informações durante a pandemia e dar oportunidades para que outros também participem, o Conselho Alumni Insper sugeriu a criação de uma planilha compartilhada que foi disponibilizada na nova plataforma Insper Alumni, ambiente exclusivo para os alumni da nossa escola.

A Comunidade Alumni, que hoje conta com mais de 20 mil membros, ao dar voz a essas ações, proporciona a oportunidade de ampliar a conexão, o impacto e o ganho coletivo. Toda informação compartilhada nesta planilha é voluntária e colaborativa. O Insper participa de forma institucional, fomentando as diversas iniciativas da Comunidade Alumni Insper.

E seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade Insper para mitigar o impacto da Covid-19, estamos publicando uma série de entrevistas para abordar ações realizadas pela nossa escola, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para promover o debate público de maneira fundamentada e ajudar a sociedade a superar os desafios deste período

Na entrevista a seguir, Claudia Frankel Grosman, junto com Franco Veloso e Hugo Kovac, membros do Board do Conselho Alumni Insper, falam da importância da iniciativa da planilha e a expectativa do resultado. Confira:

  1. Como surgiu a ideia de centralizar as informações das iniciativas propostas pelos alumni em uma planilha?

Neste momento de muita incerteza e com a impossibilidade de fazer a reunião aberta do Conselho Alumni com a Comunidade Alumni, o foco foi: como ajudar?

Pensamos nas várias ações ofertadas, porém, nem sempre com a visibilidade ou alcance que gostaríamos. Foi aí que surgiu a ideia de listar as ações em um único lugar, de forma organizada e facilitar o acesso de quem procura ajuda. Queremos criar pontes entre quem oferece e quem procura ajuda na Comunidade Alumni. Possui ou precisa de um serviço útil que pode ajudar durante a pandemia? É só adicionar lá.

Felizmente, agora existe uma ferramenta que viabilizou essa iniciativa rapidamente: a nova plataforma Insper Alumni, onde a planilha foi criada. A plataforma teve seu lançamento antecipado e está disponível em aplicativo para celular e via web. Ela será muito importante para colaborar na conexão, networking e nos encontros e reencontros Alumni – especialmente neste momento inesperado que vivemos e que vai passar.

  1. Como tem sido a adesão dos alumni a essa iniciativa? Já é possível notar a contribuição desta planilha para o desenvolvimento das iniciativas dos alumni?

O aplicativo e a planilha são uma novidade e cada dia mais pessoas estão aderindo.  Um reflexo interessante e muito recente: os Comitês Alumni disponibilizaram um tempo de fala para que o alumnus ou alumna que lidera a iniciativa na planilha possa explicá-la brevemente. Após o evento, compartilharemos o vídeo para nossa comunidade na página Alumni no site do Insper, na plataforma e redes sociais. Alumni que inspira, pertence!

  1. Além da planilha, quais as principais iniciativas realizadas pelo Conselho Alumni entre 2019/2020?

As iniciativas realizadas pelo Conselho Alumni com o Insper em 2019/2020 foram:

(i) Sete Comitês Alumni criados. Eles são uma forma gerar conexão entre alumni a partir da identificação de temas relevantes para a Comunidade Alumni Insper. Eles se reúnem frequentemente para trocar ideias e experiências, além de apoiar a escola com projetos institucionais. Atualmente, temos mais de 300 alumni envolvidos nos comitês.

-Agronegócios
-Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade
-Empreendedorismo/Startups
-Liderança
-Tecnologia

Além dos Comitês Alumni que são coordenados pela Comunidade Alumni, também contamos com mais dois comitês, formados por membros voluntários que apoiam iniciativas específicas da escola:

-Avaliação das Organizações Estudantis
-Fundraising

(ii) Dois Jantares Alumni

-Jantar Alumni em prol do fundo de bolsas Insper
-Jantar Alumni de reencontro das turmas e homenagem para formados há 10 anos

(iii) Graduway: aplicativo para conexão com o Insper lançado este ano

O Conselho Alumni é formado por 14 conselheiros alumni e atua como instância consultiva para assuntos estratégicos relacionados à Comunidade Alumni Insper, com o intuito de garantir a relevância das ações Insper, bem como na identificação dos melhores meios para incentivar o engajamento da comunidade.

Confira os resultados das iniciativas da Comunidade Alumni em 2019.

  1. Lançamos uma campanha especial para incentivar alumni a fazerem doações ao Programa de Bolsas. Por que, neste momento, é ainda mais importante esse apoio dos alumni?

Um dos comitês Alumni é o de Fundrasing, justamente pela importância do Programa de Bolsas junto à comunidade. O Programa permite que os alunos do Insper sejam aqueles capazes de contribuir com a sociedade, sem barreiras de renda. A campanha Alumni20 quer aumentar os doadores, mesmo em um ambiente de incertezas gerado pelo novo coronavírus. Uma certeza que temos é que o Insper continuará a investir na educação e concessão de bolsas de estudos, durante e após a pandemia.

Hoje, o Insper conta com 263 bolsistas, dos quais 116 em bolsas parciais restituíveis e 147 em bolsas integrais não restituíveis. Muitos destes últimos recebem também, incorporado à bolsa, auxílio-moradia e auxílio-alimentação, sendo que 52 são alojados, sem ônus, na Toca da Raposa, prédio doado pela Fundação Brava para ser o primeiro dormitório de estudantes. Isso somente foi possível graças à generosidade da nossa comunidade e amigos do Insper.

Somos 20 mil alumni hoje. Se cada um de nós doar R$ 100,00 por mês, faremos a diferença na vida destas e de outras pessoas que terão oportunidade de estudar em uma escola de excelência.

O setor privado fez doações históricas para o combate à pandemia, mas é importante incentivarmos a cultura da doação no país não só nos momentos de crise. O investimento em educação é essencial para lidarmos com os desafios futuros e temos aqui um programa bem desenhado que não pode parar, mesmo em tempos de crise.

Saiba mais sobre a campanha e faça sua doação!

|ACESSE A PÁGINA ESPECIAL

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade