Daniel Ibri, professor do Insper, aborda em webinar os impactos nos negócios e no ecossistema de startups e explica ferramentas para se criar as bases para retomada de crescimento após a crise
WEBINAR | CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
No dia 3 de abril, realizamos o webinar Desafios para Startups em Momentos de Crise. Neste seminário virtual, Daniel Ibri, professor do Insper, abordou as temáticas de incerteza e os impactos nos negócios e no ecossistema de startups, além de ferramentas para se criar as bases para retomada de crescimento após a crise.
“Entre os objetivos deste nosso encontro estão o compartilhamento de aprendizados com outras crises, análises do mercado e do que está sendo discutido com startups que nos relacionamos aqui e no exterior, além de uma visão sobre como achamos que a crise pode impactar todo o ecossistema empreendedor no Brasil”, disse Daniel.
Segundo Ibri, chama a atenção o fato de que as outras crises, como o do mercado financeiro em 2008, vinham de uma tendência. “Conseguíamos enxergar o que vinha acontecendo e muita gente acabou se preparando para ela. Nessa, tudo acontece em prazos curtos – o dólar sobe, a bolsa despenca, o comércio fecha, todos se isolam, e ninguém se preparou direito para isso”.
As startups, de acordo com Daniel, são empresas que sofrem diretamente os efeitos dessa crise. “Essas empresas, normalmente, estão em estágio inicial, não têm reserva de caixa relevante, estoques, entre outros fatores. São empresas que ainda geram prejuízo por um tempo e que precisam de condições de mercado favorável para crescer.”
Para enfrentar os desafios desse período, foram trabalhadas recomendações fundamentais, como preservar caixa e liquidez acima de tudo, cuidar dos clientes atuais e evitar o churn, reduzir custos e renegociar contratos em andamento, reduzir equipes em funções não essenciais, investir na manutenção dos clientes atuais e considerar que não será possível captar recursos de investidores no curto prazo. “Além disso, é muito importante cuidar das pessoas e da comunicação, e pensar pensar que oportunidades também surgem em momentos de crise. A tecnologia sairá muito reforçada, criando novas formas de trabalho e maior adaptabilidade das pessoas ao seu uso. Os empreendedores terão que se moldar a uma nova realidade, onde a rentabilidade e sustentabilidade financeira de seus negócios se tornam essenciais”.
O seminário virtual foi concluído com uma sessão de respostas a perguntas enviadas pelos espectadores.
Veja o webinar na íntegra:
Conheça os nossos cursos relacionados ao tema:
Business + Design Thinking
Empreendedorismo em Ação
Business Growth