Com capítulo de autoria do Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento do Insper, Marcelo Orticelli, obra apresenta casos de empresas brasileiras e suas culturas organizacionais
No dia 15 de agosto, sediamos o lançamento do livro Cultura Organizacional De Resultados, Casos Brasileiros, de Almiro dos Reis Neto, publicado pela editora Qualitymark. O título apresenta casos de empresas brasileiras e suas culturas organizacionais, com o intuito de expor as melhores práticas de RH e discutir se existe uma cultura específica a ser seguida.
Os autores dos capítulos são executivos que viveram, e muitas vezes criaram, a cultura de suas empresas. Este é o caso do Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento do Insper, Marcelo Orticelli. Com uma trajetória de quase 30 anos de atuação no Itaú Unibanco, foi diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH e pelo relacionamento com entidades sindicais, experiência sobre a qual ele fala no livro.
“Ressalto dois momentos marcantes. O primeiro, uma mudança cultural no banco, entre 2001 e 2003, e o grande case de mercado representado pela fusão do Itaú com o Unibanco entre 2008 e 2009, analisado no capítulo que escrevi para o livro”, disse Marcelo. “A literatura diz que a construção de uma cultura leva entre cinco e sete anos e, no nosso caso, foram aproximadamente cinco”, completou.
O organizador e autor da publicação, Almiro dos Reis Neto, conta que a decisão de escrever o livro aconteceu pela frustração de encontrar somente abordagens sobre culturas organizacionais de empresas internacionais. “Os exemplos são distantes da realidade brasileira. Decidi trabalhar com os casos de oito empresas brasileiras, de variados ramos de atuação, com três objetivos principais: apontar que as iniciativas nacionais podem ser excelentes benchmarks, mostrar que não existe uma única cultura que leva ao sucesso e apresentar as melhores práticas de RH utilizadas para gerir a cultura das empresas”, explicou Ramiro.
Em sua apresentação, Almiro abordou seis cases que constam no livro: Albert Einstein (saúde), In Loco (startup), Itaú x Unibanco (fusão), Terral (empresa familiar), Fundação Roberto Marinho (terceiro setor) e LoebCapote (arquitetura e urbanismo). A obra ainda contempla os exemplos da Embrapa (governo) e Magazine Luiza (varejo). “Ao abordar diversas formas de gerenciar a cultura, trazemos exemplos de como os valores podem ser muito diferentes em empresas de sucesso”, pontuou.
O evento foi finalizado com uma sessão de autógrafos com os autores da obra.