Realizado anualmente, o evento intercala-se entre a sede do MIT, nos Estados Unidos, com as instituições participantes
A escola sediará o encontro anual MIT Latin American Scale Network 2021. A escolha da escola foi definida na edição deste ano, que aconteceu na Cidade do México, no início de março. Criado em 2008, MIT Scale Networking é um grupo internacional de pesquisa e educação dedicada ao desenvolvimento e disseminação de inovações globais na área de cadeia de suprimentos e logística, reunindo universidades, centros de pesquisas e empresas do ramo.
“A escolha pelo Insper e a participação no grupo é importante para o relacionamento com os principais centros de excelência em pesquisa da América Latina, atuando na geração de conhecimento sobre o setor e suas tendências, além de proporcionar maior visibilidade para os estudos realizados pela escola”, destaca André Duarte, professor e pesquisador do Núcleo de Gestão de Operações da Cadeia de Suprimentos, do Centro de Estudos em Negócios (CENeg).
O grupo trabalha com uma agenda de pesquisas colaborativas entre as instituições participantes.
“São estudados temas clássicos, como infraestrutura e transporte, e emergentes, como sustentabilidade e tecnologias digitais, fortalecendo o debate sobre as tendências para o setor”, explica Vinicius Picanço, professor e pesquisador do Núcleo de Gestão de Operações da Cadeia de Suprimentos, do Centro de Estudos em Negócios.
O MIT Scale Networking possui seis grupos de trabalho em todo o mundo. Além da América Latina, com sede na Colômbia, são mantidos grupos na China, Estados Unidos, Espanha, Luxemburgo e Malásia.
“Na América Latina, o grupo discute e avalia os desafios e oportunidades que são comuns para os países da região, que têm características específicas como problemas de infraestrutura, urbanização e falta de políticas públicas dedicadas à Logística e à Cadeia de Suprimentos”, conclui Picanço.
A escolha do Insper como sede da edição em 2021 foi por votação. A instituição ganhou com quase 80% das indicações. “Sediar o encontro proporciona aos alunos de Graduação e MBA a oportunidade de participarem dos cursos de logística e cadeia de suprimentos no MIT, um diferencial importante para quem desejar atuar neste ramo”, destaca Picanço.