Trabalhos abordaram sugestões de indicadores socioambientais para monitoramento de atividades de projetos reais de ONGs e empresas sociais
Onze estudantes dos cursos de Engenharia, Economia e Administração apresentaram no sábado, 23 de novembro, os planos com sugestões de indicadores socioambientais para monitoramento de atividades de projetos reais de ONGs e empresas sociais. As apresentações são frutos dos projetos finais da disciplina Laboratório de Impacto Socioambiental.
Os trabalhos foram avaliados em banca composta por Sérgio Lazzarini e Geraldo Setter, professores do Insper, e por Amanda Arabage, do FGV Clear. Para realizar o trabalho, os alunos utilizaram a metodologia do Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental, desenvolvido pelo Insper Metricis.
De acordo com Geraldo Setter, o fato dos alunos lidarem nesta disciplina com organizações sociais e empresas reais, que apresentam uma grande quantidade de questões envolvidas, torna cada projeto um grande desafio para os alunos. ”Essa iniciativa se difere de exemplos didáticos, nos quais usualmente tem-se um número bem mais limitado de fatores que têm influência no produto final.”
A disciplina, ainda segundo Geraldo, foi estruturada de forma a permitir pontos de verificações parciais, tornando possíveis ajustes antes de se prosseguir para as fases seguintes de desenvolvimento. “Dessa forma, a cada etapa, pôde-se perceber como os trabalhos iam crescendo em qualidade e aprofundamento.”
Saiba mais sobre a disciplina Laboratório de Impacto Socioambiental