Segundo pesquisa global da Deloitte, 77% das empresas enxergam que vão perder vantagem competitiva caso não adotem a tecnologia blockchain
É consenso que novas tecnologias surgem a cada dia e elas estão revolucionando os negócios mundialmente. Um dos melhores exemplos é o blockchain. Essa inovação faz parte de um novo setor da economia que já faz 77% das empresas enxergarem que vão perder vantagem competitiva caso não adotem a tecnologia, segundo pesquisa global da Deloitte. O levantamento indica ainda que 53% das companhias já colocam o blockchain como uma das cinco prioridades.
O impacto é ainda mais relevante em cifras quando mostram que o mercado deve movimentar mais de US$ 176 bilhões em valor de negócios até 2025, segundo estudo da Gartner. Os dados revelam ainda que o mercado de blockchain vai chegar a US$ 3,1 trilhões em valor de negócios até 2030.
No Brasil, a tecnologia ainda é abordada em menor escala e se resume às criptomoedas. Apesar disso, para Tatiana Revoredo, professora do curso de Educação Executiva Blockchain: muito além das criptomoedas, especialista em Blockchain pela Universidade de Oxford e pelo MIT, a inovação terá impacto muito grande tanto na economia quanto na sociedade e na cultura.
“Acredito que o blockchain vai alcançar patamares revolucionários como foi com o surgimento da energia elétrica, com o mesmo impacto do motor a combustão e com a chegada da internet. Assim como a inteligência artificial, o blockchain é uma ferramenta com vantagem competitiva entre os países. China e Estados Unidos, por exemplo, tratam o tema como assunto de Estado”, destaca Revoredo.
Ao lado de Rodrigo Borges, especialista em Blockchain, Inovações para os Negócios e Aplicações pelo MIT e pela escola de negócios da Universidade de Oxford, a professora levará o debate para a sala de aula do Insper com o curso Blockchain: muito além das criptomoedas. Os docentes compartilharão informações e experiências sobre a evolução do mercado e as tendências mundiais.
“O programa tratará de casos práticos que já estão em funcionamento em várias áreas de negócios. Teremos espaço para promover um debate em sala de aula, então vamos engajar a reflexão de cada participante para que cada um possa identificar como a tecnologia pode estar inserida no seu negócio. Será um ambiente muito favorável para ampliar a competitividade dos profissionais brasileiros”, avalia Borges.
Além disso, o curso terá as participações especiais de um profissional da Nasdaq para discorrer sobre como enxerga o mercado e mostrar como a bolsa de valores nova-iorquina utiliza o blockchain no mercado de ações; uma ministra de Estado europeu para comentar a regulação da tecnologia na Europa; o presidente da Coinschedule para mostrar sua visão de negócio; e a presença de representantes de empresas nacionais. “Teremos um conteúdo realmente diferenciado para expor a maturidade do setor”, diz Borges.
A proposta do curso é capacitar empreendedores, advogados, gestores e demais executivos interessados no tema para aplicação prática de soluções blockchain nos negócios. “Daremos enfoque no potencial, no que já existe e está em funcionamento, como estão os mercados asiático, americano e europeu e mostraremos a arquitetura da tecnologia. Serão oito módulos que tratarão ainda de contratos inteligentes, aplicativos descentralizados nos negócios, desafios, tendências de ecossistema, criptoativos, entre outros caminhos para o desenvolvimento dos negócios”, descreve Revoredo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Insper. Saiba mais sobre o curso Blockchain: muito além das criptomoedas.