[{"jcr:title":"Lançamento do livro Data Science, Marketing & Business"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Lançamento do livro Data Science, Marketing & Business","jcr:description":"Título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais."},{"subtitle":"Título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais.","author":"Elaine","title":"Lançamento do livro Data Science, Marketing & Business","content":"Título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais No dia 17 de outubro, realizamos o lançamento do livro Data Science, Marketing & Business, de autoria dos nossos professores Pedro J. Fernandez, Paulo C. Marques, Tiago Mendonça dos Santos e Hedibert F. Lopes. O título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais. Os organizadores do livro, Pedro Fernandez e Paulo Marques, se inspiraram no conceito de  Literate Programming , do autor Donald Knuth , em que os códigos computacionais permeiam toda a teoria e dados, amarrando os conceitos às práticas e trazendo técnicas a serviço dos negócios. O princípio é tornar acessível a análise de ciência de dados aos profissionais de Marketing Analítico e áreas correlatas na resolução de problemas relacionados à segmentação, posicionamento de marca, gestão de portfólio, além de escolhas de consumo e análise de documentos. Outro aspecto importante da obra é a utilização de dados reais, gentilmente disponibilizados pela Ipsos. “Os resultados de nossas pesquisas devem ser divulgados gratuitamente com o objetivo de gerar benefícios difusos sobre a sociedade. A publicação deste livro é um dos projetos mais importantes que já realizamos e nos traz um orgulho muito grande”, disse David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios (CENeg) do Insper. O histórico das iniciativas de Ciências de Dados e Machine Learning desenvolvidas desde 2016 em nossa escola foi abordado por Paulo Marques, que também explicou o processo de elaboração da obra. “Decidimos escrever o livro integrando a linguagem R e em formato de site com código aberto. A intenção é que ele receba contribuições e evolua continuamente, se tornando um verdadeiro livro vivo.” Paulo Furquim ressaltou a história de vida de Pedro Fernandez e sua trajetória acadêmica e profissional. “Foi uma honra acolher o Pedro em nossa escola e contar com sua contribuição em diversos aspectos, culminando com a produção desta obra, direcionada a todos que desejam saber mais sobre como tomar decisões de qualidade com base na análise de dados”. O evento foi concluído com um debate que envolveu, além de Paulo Marques e Paulo Furquim, Danny Claro, coordenador do Núcleo de Marketing Analítico do Insper, Marianne Medina, Managing Director na Ipsos, e Hedibert F. Lopes, coordenador do Núcleo de Ciências de Dados e Decisão do Insper. [ Acesse a versão completa do livro. ](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2023/04/livro-digital-data-science.pdf) [Veja o evento na íntegra:](https://livestream.com/insper/events/8857292)"}]