Realizar busca

Insper promove lançamento da 3ª Pesquisa Panorama Mulher

Realizada em parceria com a Talenses, pesquisa mostra que 19% dos cargos de liderança nas empresas brasileiras são ocupados por mulheres

Realizada em parceria com a Talenses, pesquisa mostra que 19% dos cargos de liderança nas empresas brasileiras são ocupados por mulheres

No dia 15 de outubro, realizamos o lançamento da terceira edição da Pesquisa Panorama Mulher, fruto de parceria entre a Talenses e o Insper e com apoio institucional da ONU Mulheres.

A publicação traz um comparativo histórico do lugar das mulheres nos cargos de liderança em organizações e recortes inéditos sobre a intersecção de raça e os efeitos de políticas internas de diversidade e equidade de gênero dentro das empresas.

“O tema da diversidade está presente em nossos valores e nossa missão. Isso se reflete também neste terceiro ano da realização da pesquisa Panorama Mulher em parceria com a Talenses, na qual buscamos entender as principais variáveis e condições para termos equilíbrio de raça e de gênero no ambiente corporativo”, disse Carolina da Costa, vice-presidente da Graduação e fundadora e diretora do Centro de Educação do Insper.

Fernando Ribeiro Leite Neto, docente-pesquisador do Insper e coordenador técnico da pesquisa Panorama Mulher, feita em parceria com a TAlenses, apresenta os principais dados da terceira ediçãoA edição deste ano foi realizada com consultas a 532 empresas com sede no Brasil, América do Norte e na Europa. Entre os principais dados, a pesquisa aponta que 19% dos cargos de liderança nas empresas brasileiras são ocupados por mulheres. “A barreira para a ascensão das mulheres está no cargo da presidência”, destacou Fernando Ribeiro Leite Neto, docente-pesquisador do Insper e coordenador técnico da pesquisa, ao ressaltar dados que apontam 26% das posições de diretoria sendo ocupadas por mulheres, 23% na vice-presidência, 16% nos conselhos e apenas 13% na presidência.

A pesquisa ainda traz conclusões como o aumento em quatro vezes da possibilidade de presença feminina no conselho e em cerca de duas vezes e meia nas vice-presidências e diretorias quando a presidência é exercida por uma mulher; a apresentação de políticas mais igualitárias de gênero e de um maior número de mulheres em cargos de liderança em empresas de capital fechado, com administração familiar e menor número de funcionários; e o desafio em relação à promoção de diversidade racial.

O lançamento da pesquisa foi seguido por um debate com participação de Rodrigo Vianna, managing partner da Talenses; Regina Madalozzo, professora do Insper e coordenadora das duas primeiras edições da pesquisa; Maria Fernanda Teixeira, CEO da Integrow e Ricardo Wolff, Vice-presidente da Johnson & Johnson Consumo no Brasil.

Acesse a íntegra da publicação clicando aqui.

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade