Disciplinas Natureza do Design e Fundamentos de Administração inauguram a Trilha de Empreendedorismo e reúnem alunos de Engenharia, Economia e Administração para atenderem desafios reais
Neste semestre, os calouros de Engenharia, Administração e Economia tem o desafio de atenderem, juntos, desafios reais de sociedade e de empresas. A integração entre as disciplinas obrigatórias Natureza do Design (Engenharia) e Fundamentos da Administração (Economia e Administração) inaugura a Trilha de Empreendedorismo da escola e, desde as aulas inaugurais, envolvem os alunos em atividades que tem o objetivo de simular o início de uma jornada empreendedora.
Os alunos, em equipes multidisciplinares, precisam identificar necessidades reais de potenciais clientes, propor soluções, criar protótipos para validá-las e elaborar um modelo de empreendimento. As atividades são propostas e orientadas por uma equipe de 14 profissionais, entre professores, técnicos de laboratórios e professores auxiliares.
Natureza do Design
Papelão, pistas de obstáculos para testes e o desafio de construir um carro que carregue uma carga de quatro quilos e complete o percurso proposto, sem derrubar a carga. Assim é a aula inaugural da disciplina Natureza do Design.
Nesse primeiro desafio, o que parece uma missão impossível é concluído em três dias, permitindo o primeiro contato com as técnicas de prototipagem para o desenvolvimento de produtos e do aprendizado por meio de um ciclo de prototipagem e teste. O desafio é superado com carros que carregam mais peso do que o proposto, em atividade que oferece uma vivência ímpar para os estudantes.
A disciplina ainda propõe que o aluno se familiarize com o ambiente e algumas ferramentas do laboratório de fabricação digital do Insper (Fab Lab), como a impressora 3D, ferramentas de corte e softwares de desenho (CAD).
“Já trabalhamos com catadores de materiais reciclados e vendedores ambulantes e, neste semestre, nosso projeto está relacionado à mobilidade urbana. Os alunos saem a campo para identificar problemas reais que os usuários de transportes públicos enfrentam no dia a dia, propondo soluções viáveis”, conta Víctor Macul, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
Fundamentos de Administração
Logo na primeira aula de Fundamentos de Administração, os alunos participam de atividade que simula situações reais vividas por empreendedores por meio de uma dinâmica que propõe a multiplicação de recursos, simbolizados por quadrados e triângulos.
Cada participante recebe cinco quadrados e um triângulo. Um triângulo vale quatro quadrados. São apresentados diversos meios para acumular ou multiplicar os quadrados, como escrever seus nomes na lousa, fazer apostas ou pedir empréstimos no banco.
“Na dinâmica, apresentamos uma oportunidade aos alunos. Muitos estão tão focados nas atividades já realizadas, que nem a percebem. Outros veem a oportunidade, mas não querem arriscar”, conta Thiago Soares, professor da disciplina.
Desta forma, são discutidos aspectos como o perfil do empreendedor, aversão a riscos e estratégia de atuação; conceitos como custo fixo e variável; e a necessidade de parcerias e combinação de competências.
“Os alunos percebem desde o começo que tanto na escola como no mercado não é possível trabalhar sozinho ou somente com pessoas da mesma área de formação. Para um empreendimento ter sucesso, é necessário aliar capacidade tecnológica, conhecimento de vendas e gestão de recursos. E a integração entre as disciplinas torna essa experiência possível para todos os participantes”, analisa Thiago.
Trilha de Empreendedorismo
A Trilha de Empreendedorismo Insper foi criada para preparar os novos líderes, desenvolvendo a capacidade de gerar valor econômico e social para mudar a realidade ao seu redor a partir de projetos inovadores.
Na trilha, o aluno tem disciplinas que permitem viver a experiência do empreendedorismo na prática, buscando combinar o uso das chamadas hard skills com as soft skills.
A Trilha de Empreendedorismo faz parte das Trilhas Integradas de Graduação. Por meio delas, os alunos podem explorar interesses mais específicos já nos primeiros semestres, como empreendedorismo; ciência dos dados, gestão e políticas públicas; e economia e matemática avançada. Além das trilhas integradas, os alunos também aprofundam sua formação com as disciplinas eletivas de complementação profissional.
Saiba mais sobre nossos cursos de Graduação.