A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) assinaram hoje acordo de cooperação técnica e educacional. A parceria busca fortalecer as capacidades de diagnóstico, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas no âmbito do mercado de capitais e do sistema financeiro.
Por meio do intercâmbio de informações, da geração e disseminação de conhecimentos e da formação e capacitação de recursos humanos, as entidades desenvolverão projetos e iniciativas que fomentem a produção de conhecimentos aplicados à prática e o estímulo à inovação. “A parceria inaugura um marco na cooperação com a Academia, pois além de apoiar a produção acadêmica sobre o mercado de capitais, em linha com nosso planejamento estratégico, estrutura múltiplos canais de intercâmbio, ampliando as possibilidades de fortalecimento de nossa atuação, com reflexões técnicas de alto nível”, explicou Marcelo Babosa, presidente da CVM.
Para Marcos Lisboa, presidente do Insper, “a cooperação com a CVM está em sintonia com a missão da Instituição de contribuir para o debate e o desenvolvimento do Brasil, por meio da produção de conhecimento relevante aplicado a problemas reais e atividades de ensino que possam promover crescimento e melhoria no ambiente de negócios”.
No primeiro momento, as iniciativas serão voltadas para diferentes públicos, priorizando grupos financeiramente mais vulneráveis. Futuramente, será avaliada a possibilidade de expandir para outros grupos como militares, servidores públicos, famílias com renda média e capacidade de poupança.
Envolvimento e Integração de diversas áreas da Autarquia
A Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) ficará responsável pela coordenação geral do acordo e pelas iniciativas ligadas à educação financeira, abrangendo novas tecnologias educacionais, pesquisas relacionadas à proteção dos investidores e apoio técnico às atividades do Centro CVM-OECD de Educação Financeira para a América Latina e Caribe.
A parceria envolverá diversas áreas da Autarquia, como a Superintendência Administrativo-Financeira, em programas de formação e capacitação de recursos humanos, e a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA), que coordenará pesquisas e estudos em temas de mercado financeiro e de capitais, gerando subsídios à atuação da CVM, como por exemplo, análises de possíveis impactos regulatórios, que por sua vez serão utilizadas pela Superintendência de Desenvolvimento de Mercado ao longo do processo de revisão e elaboração de atos normativos.
Educação Financeira
A CVM desenvolverá, em conjunto com o Insper, temas de pesquisas e iniciativas educacionais, considerando as prioridades das políticas públicas para os mercados financeiros e de capitais. A agenda encontra-se em fase de elaboração e inclui a realização de eventos conjuntos, que serão oportunamente divulgados.
O Plano de Trabalho elaborado pelas instituições prevê ações voltadas para educação financeira e a proteção de investidores, podendo abranger atividades presenciais e a distância, além do desenvolvimento e disseminação de materiais educacionais.
“A assinatura do acordo reforça, ainda mais, os valores da CVM de capacitar permanentemente o corpo funcional e desenvolver a educação financeira como instrumento essencial para o fortalecimento do mercado de capitais”, finalizou o presidente.