Ao finalizar a graduação e entrar definitivamente no mercado de trabalho é comum o profissional perceber a necessidade de aprimorar algumas habilidades que foram pouco exploradas até então. Nessa etapa surge a dúvida de qual caminho seguir: MBA (Master of Business Administration), Pós-Graduação Lato Sensu ou Mestrado Profissional? Para isso, é necessário entender a diferença entre MBA e especialização.
A escolha do curso dependerá muito do momento da carreira em que a pessoa se encontra e sua disponibilidade para se dedicar aos estudos, pois além das aulas é necessário dedicar um tempo extra para estudar os materiais e efetivamente se aprofundar nos temas propostos.
Para os que acabaram de sair da graduação ou estão mudando de área profissional, a indicação são os cursos de Certificates ou Mestrado Profissional. As especializações darão as diretrizes gerais das áreas escolhidas que podem ser Administração, Economia, Finanças, Gestão de Projetos de Negócios, Gestão de Negócios e Pessoas, Marketing e Políticas Públicas.
No entanto, quais as diferenças e semelhanças entre eles? Qual o momento ideal para início de um curso? Além do momento profissional e objetivos do candidato, o tempo de dedicação e áreas de interesse são pontos que devem ser levados em consideração neste processo.
Mestrado Profissional
O Mestrado Profissional tem uma ênfase mais conceitual. O foco na capacidade analítica e prática do aluno permite prepará-lo tanto para a atuação profissional quanto para a docência em cursos aplicados. O programa se baseia em pesquisas empíricas, artigos e estatísticas, tem duração de dois anos e exige dedicação de cerca de 18 horas semanais para os estudos, além das aulas presenciais. A principal diferença, comparado aos demais programas, é o rigor acadêmico de uma pós-graduação Stricto Sensu.
“O Mestrado Profissional tem uma abordagem mais conceitual do que os cursos de especialização e MBA, com maior ênfase para a capacidade analítica do aluno e uma forte base acadêmica”, explica Silvio Laban Neto, coordenador do Mestrado Profissional em Administração.
Certificates
Os Certificates são pós-graduações Lato Sensu com duração de 18 meses e requerem uma dedicação de seis horas semanais para estudos, além das aulas presenciais. Nas aulas, são desenvolvidas, além de conteúdo teórico e prático, competências essenciais para se trabalhar nas organizações, como análise crítica, atuação em equipe, liderança e a resolução de problemas do dia a dia das organizações. Um diferencial dessa modalidade é a diversidade das turmas, formadas por profissionais de diferentes áreas e históricos profissionais, estimulando a troca de ideias e experiências.
“Os cursos dos Certificates têm um caráter mais amplo, possibilitando uma visão global da área. Desenvolvemos um programa em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, participando ativamente das discussões e tendo uma vivência prática do conteúdo ensinado”, destaca Guy Cliquet, coordenador executivo dos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Insper.
MBA
O curso de MBA Executivo é indicado para quem já tem experiência de pelo menos cinco anos de atuação no mercado e ocupe cargo de gestão, para que tenha a experiência profissional necessária para acompanhar e desenvolver as habilidades propostas pelo curso. Os alunos têm uma visão geral dos negócios com aulas de Estratégia, Finanças, Pessoas, Marketing e Administração.
Se o foco do profissional é fazer o MBA para seguir com os estudos em universidades fora do país ou trilhar uma carreira internacional é preciso ficar atento à carga horária do curso escolhido. No Brasil, para que um curso possa ser definido como MBA, o Ministério da Educação exige pelo menos 360 horas/aula. Porém, para que tenha validade internacional é exigido que o curso tenha mais de 500 horas/aula. No Insper são 640 horas/aula no Executivo e 688 horas/aula no Finanças.
“É importante que o aluno avalie o programa e as credenciais da escola onde irá cursá-lo. Há um entendimento internacional sobre o que é um MBA com critérios bem definidos. É fundamental avaliar essas questões antes de iniciar os estudos”, orienta Cliquet.
Há três certificações internacionais que avaliam as práticas pedagógicas e gerenciais da escola: a AMBA (Association of MBAs), a AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) e a EFMD (European Foundation for Management Development). A acreditação das entidades garante a qualidade e validade internacional do MBA. “O Insper é acreditado pelas três certificações, apenas 1% das escolas de negócios do mundo têm essa tripla certificação”, conclui Cliquet.