Para fomentar o debate e apresentar novos conceitos, organizamos diferentes eventos em novembro. Compliance e blockchain foram os destaques:
Compliance em pauta
O compliance tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões após tantos escândalos nacionais e também internacionais. Diante desse cenário, profissionais de Direito e de Administração assumem papel fundamental na prevenção de crimes como lavagem de dinheiro, caixas dois e fraude. Os desafios que cercam essa atuação foram debatidos no II Congresso Nacional ABD&A, nos dias 8 e 9 de novembro. Gestão e tecnologia foram outros assuntos em pauta. O encontro foi organizado pelo Núcleo de Instituições e Ambiente de Negócios, do Centro de Estudos em Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Direito e Administração. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o conteúdo no site Insper Conhecimento.
Blockchain além dos bitcoins
O blockchain, desenvolvido para ser a estrutura de segurança por trás das moedas digitais, cresceu e se tornou um modelo seguro para as transações virtuais. As mudanças de paradigmas causadas pelo sistema, seus desafios legais e regulatórios e suas aplicações foram alguns dos temas abordados durante o debate “Blockchain e disrupturas potenciais”, promovido pelo Centro de Finanças do Insper, no dia 16 de novembro. Participaram do debate Alan de Genaro, managing partner na Riscométrica e professor do departamento de Economia da FEA/USP, e Rodrigo de Campos Vieira, especialista jurídico e sócio da área de Mercado de Capitais e Regulação Bancária da Tozzini Freire Advogados. Entenda mais sobre como esse novo conceito pode impactar o mercado no site Insper Conhecimento.
Indicação de leitura
A 12ª edição da Coleção Insper Almeida foi lançada com seis novas obras. Esses títulos trazem as melhores monografias dos alunos e trabalhos dos nossos professores dos programas de LL.M, que é uma especialização em Direito. Patentes, contratos e tributações compõem os capítulos desses livros. A obra do professor Rodrigo Rebouças, por exemplo, discorre sobre a “Autonomia Privada e a Análise Econômica do Contrato”, seguindo a perspectiva do capitalismo consciente. A noite de autógrafos aconteceu no dia 23 de novembro.