No dia 5 de dezembro, quinta-feira, das 19h às 20h30, a comunidade Insper terá a oportunidade de participar da palestra “Projeto Portinari e a importância da arte na educação”, uma experiência multissensorial e imersiva que abordará o impacto transformador da arte no aprendizado e na formação cultural.
O evento traz à tona a riqueza do legado do Projeto Portinari por meio de uma combinação envolvente de elementos visuais, sonoros e narrativos. Após a apresentação, haverá um momento dedicado a perguntas, promovendo uma troca reflexiva sobre o tema.
Uma oportunidade única para explorar como a arte pode inspirar e enriquecer a educação.
Data/Hora
5 Dez (Qui) • 22h00 - 23h30
Entrada
Rua Quatá 67 - Vila Olímpia (Sala 524 - 5° andar)
Estacionamento
Rua Baluarte, 95 - Vila Olímpia
Realização
Fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari
Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Antes de ingressar no MIT, cursou o Lycée Louis-le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como engenheiro de telecomunicações. A convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), regressou ao Brasil, em 1967, após dez anos no exterior, e passou a integrar seu quadro docente como professor em tempo integral e dedicação exclusiva. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da PUC-Rio, do qual foi diretor de 1968 a 1970.
Em 1979, concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multidisciplinar empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e democratização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62). Recebeu com o Projeto Portinari inúmeros prêmios, entre os quais o Jabuti, o Prêmio Sérgio Milliet, outorgado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo governo federal.
Foi agraciado pela Escola Superior de Guerra com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias e recebeu, do Ministério da Defesa, o Grau de Oficial do Quadro Suplementar. Em 2012, foi eleito Personalidade do Ano pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Em 2023, foi-lhe outorgada, pelo governo federal, por indicação da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico, o mais importante reconhecimento científico nacional.