Apresentação dos resultados de pesquisa que sintetiza evidências espaço-temporais cobrindo um período de dez anos, entre 2010 e 2019, nos distritos administrativos do município de São Paulo. O estudo identifica áreas prioritárias para intervenções relacionadas às seguintes condições de saúde:
O evento é uma parceria entre o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro e a UMANE.
Data/Hora
7 Ago (Qua) • 17h00 - 19h30
Entrada
Rua Quatá, 67 - Vila Olímpia (Sala 523)
Estacionamento
Rua Quatá, 200 - Vila Olímpia
Realização
Doutora e mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP ). Especialista em Saúde Pública, Obstetrícia, Formação de Professores de Nível Universitário e Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. Atualmente é professora-adjunto da Universidade Paulista no curso de graduação em Enfermagem e diretora técnica de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo . Interlocutora dos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos e Mortalidade, e da Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito do Estado de São Paulo, integra o Comitê Estadual de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal do Estado de São Paulo. Atua em Pesquisa, Gestão em Saúde Pública, Epidemiologia, Estatísticas vitais, Sistemas de informação, Saúde da mulher, Municipalização, Codificação e Classificação Internacional de Doenças e Causas de morte.
Geógrafa formada pela Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura da UNESP, Campus de Botucatu. Durante o Doutorado, realizou estágio de pesquisa na School of Renewable Natural Resources da University of Arizona, em Tucson, Estados Unidos. No Pós-doutorado, como bolsista da FAPESP, iniciou uma linha de pesquisa em Geografia da Saúde, área à qual tem se dedicado desde então. Em 2006, ingressou como docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), onde ministra disciplinas na área de Cartografia. Na Pós-graduação em Geografia Física da FFLCH/USP, é responsável pela disciplina “Princípios de Cartografia Temática e Análise Espacial aplicados à Geografia da Saúde”. Desde 2016, coordena o Geurbs - Grupo de Estudos em Espaço Urbano e Saúde, no Instituto de Estudos Avançados da USP. Sua pesquisa foca nas relações entre espaço e saúde, com ênfase na identificação de fatores de risco e desigualdades socioespaciais em saúde. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.
Engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve o doutorado na mesma área. Desde 1996, atua como pesquisador no Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP. É responsável pelo desenvolvimento de equipamentos para estudos toxicológicos com poluentes atmosféricos reais, provenientes de fontes específicas ou ambientes concentrados, incluindo um concentrador de partículas atmosféricas desenvolvido em colaboração com a Escola de Saúde Pública de Harvard. Além disso, participou do planejamento e execução de estudos na área de epidemiologia ambiental.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também obteve o doutorado. Desde 1996, é professor titular do Departamento de Patologia da FMUSP. Entre 2016 e 2020, atuou como diretor do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade (IEA-USP). Em 2005 e 2021, integrou o painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) responsável pela elaboração das diretrizes de qualidade do ar. De 2015 a 2021, fez parte do Comitê Científico da Harvard School of Public Health. Atualmente, é membro do painel da OMS dedicado ao desenvolvimento de instrumentos de autópsia verbal para aprimorar as estatísticas globais de mortalidade. Desde 2018, ocupa a cadeira 98 da Academia Nacional de Medicina.
Geógrafa formada pela Universidade de São Paulo, tem mestrado e doutorado em Geografia Física da pela mesma instituição. Durante a pós-graduação realizou estágios de pesquisa na University College London (UCL), no Reino Unido e na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Atualmente é pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e participa dos projetos SALURBAL – Clima (Saúde Urbana e mudanças climáticas na América Latina, e do Climate Change e do Urban Health Research Center (CCUH). Tem experiência nas áreas de geografia da saúde e climatologia, com ênfase em clima urbano, biometeorologia humana e saúde ambiental.