Em cerimônia de encerramento do semestre do programa Resolução Eficaz de Problemas (REP), que aconteceu no dia 12 de dezembro, os estudantes do 6º semestre de Administração do Insper apresentaram soluções inovadoras para desafios reais propostos por 21 empresas parceiras. Durante o evento, foram reconhecidos os melhores projetos, além da entrega das certificações Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado. Com 29 projetos realizados nesta edição, o REP segue como referência no desenvolvimento de habilidades críticas para o mercado de trabalho.
Na abertura do evento, a professora Ana Diniz, coordenadora da graduação em Administração, destacou a importância do programa na formação dos alunos. “Ao longo do quinto e do sexto semestres são feitos alguns trabalhos aplicados, e o REP é um desses momentos em que a aplicação encontra a sala de aula. As organizações trazem alguns problemas reais para que os alunos proponham soluções com base em uma metodologia específica de análise e proposta de solução de problemas”, disse.
Além de ser um exercício acadêmico, o REP é uma vivência que conecta teoria e prática de maneira única, fundamental no processo de inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Mais de 95% dos alunos, quando chegam ao final do curso, já estão trabalhando. Mas e esses 5% restantes? Muitas vezes são alunos que estão em dupla titulação, que têm interesse de seguir uma trajetória mais acadêmica, ou mesmo têm uma expectativa de fazer algum tipo de intercâmbio, e só por isso ainda não estão trabalhando”, afirmou Ana.
Carolina Fouad, gerente de projetos de inovação do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, ressaltou o papel das empresas e mentores no sucesso da iniciativa. “Nossos parceiros e mentores são fundamentais para proporcionar aos alunos um ambiente rico de aprendizado. São pessoas conectadas com o Insper que praticamente doam o seu tempo e a sua experiência para poder ajudar esses alunos a desenhar da melhor forma o projeto que vai ser entregue para a empresa ao longo do semestre, contribuindo também com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um desses estudantes”, disse Carolina. Nesta edição, participaram 29 mentores, profissionais experientes que acompanharam os grupos durante o desenvolvimento dos projetos para 21 empresas parceiras.
Entre os destaques do evento, o grupo que desenvolveu uma solução para a Incorporadora Tegra recebeu o prêmio de melhor projeto. Liderados pela mentora Fabiane Almeida, da D&A Consultoria em Gestão e Treinamentos, os estudantes criaram soluções para otimizar os canais de relacionamento com clientes, trazendo assertividade aos processos da empresa. “O desafio que recebemos era sobre as incertezas da otimização dos resultados oriundos dos processos jurídicos trabalhista e civil. Realizamos uma pesquisa com grupos focais dos escritórios terceirizados e também com grupos da Tegra e, a partir desses resultados, fizemos um teste estatístico de importância relativa que nos ajudou a criar uma calculadora financeira para que a empresa consiga obter um resultado ótimo de acordo com as especificidades de cada processo”, contou Guilherme Scalzo, um dos integrantes do grupo vencedor.
Desde o início do programa em 2011, já passaram pelo REP 200 mentores, 203 empresas e 3.331 alunos, que desenvolveram 685 projetos de inovação para as instituições parceiras.
Durante o evento, os cinco projetos mais bem avaliados pela banca de professores e mentores do REP foram homenageados. Além disso, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhecem a capacidade dos estudantes participantes de analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper.
“É um momento muito especial para todos os alunos, mas para nós da Falconi também. É uma parceria de muitos anos com o Insper da qual temos muito orgulho por poder contribuir na formação desses alunos de excelência”, disse Paulo Henrique Andrade, consultor da Falconi.
1º lugar
Empresa: Incorporadora Tegra
Alunos: Guilherme Brandão Fiorentin, Guilherme de Miranda Scalzo, Henrique Eichenberger Brunoro e Murilo Wallach de Godoy Filizola
Mentora: Fabiane Almeida
2º lugar
Empresa: BNP Paribas
Alunos: Fred Ades, João Pedro Lepique Zahr Razuck, Karina Rius Ramires e Vitor Silveira Cabana
Mentor: Edson Misao Furuiti
3º lugar
Empresa: Saint Gobain 1A
Alunos: Bruno Vidigal Marcatti Couto, Gabriel Biff Crippa, Gabriel Carvalho Ribeiro, Laura Gomide Wundheiler e Pedro Aiach Giraldez
Mentor: Eduardo Sá Freire
4º lugar
Empresa: Edenred
Alunos: Felipe Doimo Carelli, Gabriel Katz, Luiz Henrique de Barros Barreto, Sophia Di Buogo Santos e Vinícius Cavalheiro Assaf
Mentora: Ana Paula Hornos
5º lugar
Empresa: Natura
Alunos: Laura Monteiro Bonansea, Lucca D’oliveira Gheti Kao, Pedro Luiz de Carvalho Reis e Rafael Cossermelli Tornovsky
Mentora: Dulcejane Vaz
Alunos Green Belt Plan
Guilherme de Miranda Scalzo
Luiz Henrique de Barros Barreto
Vinícius Cavalheiro Assaf
Alunos Yellow Belt Plan
Christian de Castro Furlan
Cristiana Accioly da Figueira
Felipe Awadallah Ramires
Fred Ades
João Pedro de Almeida Chaves
Karina Rius Ramires
Leonardo Ewel Mascaro
Lucas Amaral Toscano de Brito
Pedro Camelo Bezerra Fernandes
Rafael Cossermelli Tornovsky
Rafael Spirito Kovach
Vitor Silveira Cabana
William Hyde Santoro
Empresas participantes
Alupar
Bionexo
BNP Paribas
Conx
Edenred
EMS
Grupo boticário
Hapvida
IPT
J&T
KMV
Minerva Foods
Natura
Rockwell
Safra
Saint Gobain
SBA
Spicam Nichino
Symrise
Tegra
Tereos