O Insper realizou a primeira edição da cerimônia de encerramento do programa Oportunidade de Negócios (ON), celebrando números expressivos no primeiro semestre de 2025: 172 alunos participaram de 30 projetos, realizados com 30 empresas parceiras distintas. O ON, como é conhecido, integra as disciplinas do 5º semestre do curso de Administração, desafiando os estudantes a diagnosticar, fundamentar e criar planos para alavancar uma oportunidade de negócio. Desde a primeira edição do programa, em 2022, já foram desenvolvidos 166 projetos em parceria com empresas distintas, com a participação de 1.033 alunos.
Ao longo do projeto, as equipes são acompanhadas e avaliadas de forma interdisciplinar pelos docentes das disciplinas de Estratégia Competitiva e Corporativa, Gestão de Operações e Sistemas, Marketing I, Comportamento Organizacional II e Finanças III.
O coordenador do programa, professor Edvalter Holz, destaca a abordagem integrada e prática do ON: “Ao longo de um semestre, os alunos trabalham em equipe, alocados em uma startup ou empresa de pequeno ou médio porte, para fazer três entregáveis. Primeiro, diagnosticam o modelo de negócios da empresa. Segundo, identificam e fundamentam uma oportunidade de negócio. Por fim, desenvolvem planos para viabilizar sua implementação. É um projeto que integra importantes fundamentos da graduação em Administração do Insper, de modo aplicado aos desafios de uma empresa no seu processo de consolidação ou crescimento no contexto brasileiro.”
Durante a cerimônia, os 10 grupos com melhor desempenho foram homenageados. Por meio do ON, cada estudante desenvolve competências essenciais para compreender o funcionamento e os desafios de startups e PMEs, aprimorando a análise crítica diante de situações reais.
O grupo vencedor foi o responsável pelo projeto para a empresa Thanks for Sharing. “Após semanas intensas de análises, entrevistas, benchmarkings e refinamento da proposta, eu e meu grupo desenvolvemos uma solução alinhada às dores e ambições da empresa. E o esforço valeu a pena: nosso projeto foi o único a receber nota máxima entre todos os grupos do semestre, um reconhecimento raro que nos encheu de orgulho”, diz a aluna Isabella Weisman Rabinovich, do grupo vencedor.
Raphael Bittar, outro integrante da equipe que ficou em 1º lugar, compartilhou sua experiência: “Estamos muito felizes. Ficamos em primeiro lugar entre todos os grupos, e isso é muito gratificante. O trabalho foi repleto de desafios e aprendizados. Evoluímos bastante, integrando as disciplinas em uma experiência prática — algo muito valioso.”
Antônio Hertzog, também integrante da equipe premiada, comentou: “Desde o início, foi muito desafiador integrar nosso trabalho ao modelo de negócio da empresa. Mas tudo foi aprendizado e proporcionou um contato valioso com o mercado. Com o apoio dos professores, conseguimos aprender bastante e obter um excelente resultado”.
Outro grupo de destaque foi o responsável pelo projeto para a Greenjet. A aluna Maria Eduarda Arb Comparato destacou o crescimento profissional proporcionado pela experiência: “Foi um trabalho que exigiu muito de nós durante o semestre, mas ver o reconhecimento é muito gratificante. A empresa foi bastante receptiva. Espero enfrentar mais desafios como esse nos próximos semestres”.
A cerimônia também foi palco de reencontros emocionantes. João Pedro De Simone, ex-aluno do Insper, retornou à escola como cofundador e COO da Worc, agora parceira do programa. A empresa foi reconhecida como melhor empresa parceira da edição 2025.1 do ON, em votação feita pelos alunos.
“Reencontrei o Guilherme Martins, hoje presidente do Insper e que foi meu professor. Ele me apresentou o ON, e percebi a sinergia com o momento atual da Worc, que está em expansão. A experiência foi surpreendente: o projeto entregue pelo grupo trouxe um ROI positivo, investimento acessível e retorno de curto prazo”, relatou João Pedro.
A Greenjet também foi surpreendida positivamente pela atuação dos estudantes. Alexandre Luongo, sócio da empresa, comentou: “No início, estava cético quanto ao que poderia sair do projeto. Mas, com as entregas, fui surpreendido. A troca foi produtiva e abriu novas perspectivas. A qualidade do trabalho foi impressionante — bem fundamentado, bem analisado — e já estou buscando novas formas de continuar essa parceria com o Insper”.
O Oportunidade de Negócios é uma das iniciativas apoiadas pelo Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, responsável por articular conexões entre empresas, escola e alunos, além de prospecção de novas parcerias para o programa.
Carolina Fouad Kamhawy, gerente de Inovação e Projetos do Hub, ressalta o papel central da iniciativa: “Nosso objetivo principal é proporcionar uma formação integrada e aplicada a desafios reais, capacitando nossos alunos a se tornarem líderes com alto potencial de impacto. Ao mesmo tempo, queremos apoiar startups e pequenas empresas em seu desenvolvimento. Nesse processo, o Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha do Insper desempenha um papel fundamental, sendo a ponte para a prospecção e formalização dessas parcerias, garantindo que as startups e alunos encontrem nos projetos uma oportunidade única de crescimento e aprendizado mútuo".
Se você tem uma startup ou empresa de pequeno ou médio porte e busca um diagnóstico aprofundado do seu negócio, novas perspectivas estratégicas e um plano de ação concreto, participe da próxima edição do ON! A parceria pode acontecer de forma inteiramente remota e podem participar empresas de qualquer lugar do Brasil. As inscrições estão abertas até 30 de junho e podem ser feitas aqui.
Confira as fotos da cerimônia de encerramento do ON
1º lugar
Antônio Augusto Soubihe Hertzog da Silva
Bruno Kattan Rosset
Isabella Weisman Rabinovich
Manuela de Oliveira Lopes Arbex Hernandes
Nicole Shu
Raphael Abreu Sampaio Bittar
Empresa: Thanks for Sharing
2º lugar
Caterine Chorbajian
Clara Na Young Koo
Guilherme Faberge
Maria Eduarda Arb Comparato
Tiago Liberman
Yasmin Nour
Empresa: Greenjet
3º lugar
Edu Zapparoli Pereira Lopes
Eduardo Augusto Camargo Arcaro
Guilherme Piva
Laiza Angela Evangelista Cichelero
Luma Bernadelli Fadel
Pedro Tostes Barbanti
Empresa: Flora Energia
4º lugar
Gabriela Sampaio De Alvarenga Freire
Juliana Al Assal Luz
Lara Batista Gaudêncio
Luísa Martins
Sofia Maggi Maia de Almeida
Empresa: Worc
5º lugar
Gabriel Boaventura Maganhoto
Giovanna Giorgi Manente
Henrique Rodrigues Cardoso
Ivan Marcos Sayeg Totoli
Laura Fiorini Vargas
Theo Francener Sens
Empresa: VolksRO
6º lugar
Juliana Guimarães Rocha Domingues
Maria Danielly do Nascimento Mesquita
Paulo Henrique Carrer Ribeiro
Rafael Paixão Moncorvo
Raynnara Silva de Freitas Gurgel
Rodrigo Guimaraes
Empresa: smartGPS
7º lugar
Beatriz Fernandes Oliveira
Bruno Florencio de Jesus Oliveira
Juliana Emi Carvalho Ogawa
Laura Jiun Kim
Maria Eduarda Johansen Saraiva Rodrigues
Empresa: Mottu
8º lugar
Ana Beatriz Sampaio
Carolina Sevilha
Gustavo Scarmato
Lucca Pappiani
Daniel Seiti Bo Midorikawa
Empresa: Oticket
9º lugar
Bruna Fragali
Clara Schwartzman
Felipe Gabelline
João Pedro Guerra
Maria Victoria Moreno
Rafael Costa
Empresa: Linco
10º lugar
André Kauffman Milano Benclowicz
André Kupfer
Antonio Thierry Bichucher
Bernardo Roesler de Castro e Silva Filho
Eduardo Jens de Mello
Felipe Esgaib Tess
Empresa: Risca Arquitetura