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Ao longo dos últimos 14 anos, o programa Resolução Eficaz de Problemas (REP) tem provado que estudantes de graduação do Insper podem contribuir de forma real e estratégica com empresas de diferentes setores. Na edição do primeiro semestre de 2025, não foi diferente: 148 alunos do curso de Administração desenvolveram 28 projetos em parceria com 17 organizações, entregando soluções consistentes após meses de trabalho em equipe, mentoria especializada e aplicação de métodos de análise estruturada.

 

O programa faz parte do ciclo específico da graduação em Administração, etapa em que os alunos aprofundam competências voltadas à prática profissional e se preparam para os estágios e disciplinas eletivas do ciclo final. Ao conectar experiências de sala de aula com desafios reais do mercado, o REP consolida o desenvolvimento iniciado no ciclo básico e reforça o compromisso da escola com a formação integral dos estudantes.

 

“As nossas graduações se dividem em três grandes blocos: ciclo básico, ciclo específico e ciclo de eletivas no final dos cursos, independentemente de o curso ter quatro ou cinco anos. No ciclo específico, começamos a integrar projetos mais estruturados na grade dos alunos, com uma carga significativa do que chamamos de atividade de extensão. O REP tem esse papel no nosso curso de Administração”, explicou Priscila Claro, diretora de graduação do Insper, durante a cerimônia de encerramento da mais recente edição do programa, em 5 de junho.

 

Os projetos do REP são desenvolvidos ao longo de todo o semestre dentro das empresas parceiras, com acompanhamento contínuo de representantes das organizações e sob a orientação de mentores experientes do mercado, conectados ao Insper por meio do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha. Além da execução prática, os alunos passam por um processo de avaliação estruturado que considera diferentes dimensões de desempenho acadêmico e profissional. “Temos cinco conjuntos de avaliações: uma banca intermediária, a banca final, o relatório do projeto, uma prova escrita e uma prova oral. Cada uma dessas etapas está conectada aos objetivos de aprendizagem da disciplina, como comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico”, explicou o professor Fábio Tescari, responsável pela condução acadêmica do programa.

 

Ao conectar os estudantes com desafios reais de empresas e promover o desenvolvimento de competências práticas, o REP também contribui de forma direta para a inserção profissional dos participantes. “Também almejamos melhorar essa qualificação de nosso aluno para que esteja bem-posicionado para competir pelas melhores vagas no mercado de trabalho. Coletamos dados e percebemos que, em termos de inserção profissional, os nossos alunos não só estão bem empregados, mas também são bem avaliados pelos seus gestores.”, conclui Priscila Claro.

 

Desde o início do programa em 2011, já passaram pelo REP 206 mentores, 214 empresas e 3479 alunos, que desenvolveram 713 projetos de inovação para as instituições parceiras. Dados do Núcleo de Carreiras do Insper mostram que 97% dos gestores afirmam que os estagiários do Insper atenderam ou superaram suas expectativas, e 97% dos formandos estão empregados.

 

 

Projeto mais bem avaliado

 

O trabalho vencedor desta edição do REP foi desenvolvido em parceria com o Grupo Boticário e teve como foco o aumento da receita líquida gerada pela equipe de supervisoras de venda direta. A partir de uma análise detalhada do processo comercial, o grupo identificou falhas na previsibilidade de resultados e dificuldades operacionais.

 

Foram propostas três frentes principais de ação: o redesenho da política de remuneração variável, a reformulação da interface do aplicativo utilizado pelas supervisoras com apoio de inteligência artificial e a implementação de um sistema de recomendação personalizado para revendedoras, inspirado em plataformas como Amazon e Netflix.

 

Com base nas estimativas de impacto, as soluções apresentadas apontaram um potencial de aumento de 18,6% na receita líquida, validando a consistência do diagnóstico e a viabilidade das intervenções sugeridas.

 

“Fizemos diferentes análises para encontrar 3 possíveis planos de ação para atingir a meta da empresa relacionada à receita líquida. Conseguimos apresentar uma proposta de melhoria em gestão de pessoas e na plataforma utilizada pelas vendedoras integrando inteligência artificial, assim como uma sugestão nos processos de treinamento da equipe”, disse Rafaela Tomazela, uma das integrantes do grupo vencedor.

 

“Foi uma experiência muito boa porque é bem diferente do que a gente tem no dia a dia dentro do Insper. Conseguimos implementar muito do conhecimento que adquirimos em sala de aula na empresa, mantendo um contato direto com nossos professores e mentores, mas também tendo a oportunidade de estar em uma grande empresa do mercado já enxergando os desafios reais e analisando os dados para detectar os problemas”, disse Maria Gabriela Lima, que também participou do projeto.

 

Para Ana Hübner, do Grupo Boticário, há uma troca muito positiva com os alunos do Insper, que ajudam a enxergar algumas dificuldades do cotidiano por outra perspectiva. “Já faz alguns semestres que temos essa parceria com o Insper nessa disciplina e é muito legal receber essas ideias mais frescas dos alunos. Apresentar os nossos problemas para que eles possam trazer novos insights é sempre muito valioso. E nesse semestre mais uma vez o projeto rendeu ótimos frutos, que nos deu muitas coisas legais para implementar depois da proposta que apresentaram para nós.”

 

 

Certificação Green e Yellow Belt Plan

 

Durante o evento, os cinco projetos mais bem avaliados pela banca de professores e mentores do REP foram homenageados. Além disso, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhecem a capacidade dos estudantes participantes de analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper.

 

“Para nós da Falconi, ter o Insper como parceiro é motivo de orgulho. Estar nesse evento com alunos e parceiros celebrando esse momento é certificar que o propósito do Insper e da Falconi de transformar a sociedade, os alunos e as empresas, por meio de educação e trabalho de excelência, gera grandes resultados”, disse Paulo Henrique Andrade, consultor da Falconi.

Alunos do grupo do trabalho vencedor, com o mentor, os avaliadores e representantes do Grupo BoticárioAlunos do grupo do trabalho vencedor, com o mentor, os avaliadores e representantes do Grupo Boticário

 

Veja a galeria de fotos do evento

 

REP – Projetos mais bem avaliados

 

1º lugar

Empresa: Grupo Boticário

Alunos: Julia Deborah Winik, Leonardo Kenzo Sakura, Luana Wernersbach Salume. Maria Gabriela Rodrigues Lima e Rafaela Murta Tomazela

Mentora: Daniel Wada

 

2º lugar

Empresa: Natura

Alunos: Beatriz Fernandes da Silva, Gabriel Walid Makdesi, Paulo Henrique Amorim Paulo, Pedro Henrique Fialho Machado, Simon De Pinho Passos e Victor Llenderrozas Natale 

Mentor: Fabiane Almeida

 

3º lugar

Empresa: Ultracargo

Alunos: Arthur Henrique Magalhães Pires, Eduardo Alves De Souza, Eduardo Jacobussi Brant De Carvalho, Luisa Blanco Ventura e Marcelo Sampaio Goes Grimaldi

Mentor: Marcelo Machado

 

4º lugar

Empresa: Symrise

Alunos: Beatriz Johann Santos, Caio Rodrigues Gomes, Camila De Lima Acetoze, Lucca Fonseca Dallan e Rafaella Mizutori Gigueira

Mentora: Ulisses Viveiros

 

5º lugar

Empresa: EMS

Alunos: Giulia Carvalho Scripilliti, Isabella Stahl Pereira de Souza, João Pedro Calmon

João Pedro de Aguiar Lima e Maria Eduarda Mesquita Netto de Faria 

Mentora: Gregori Boschi

 

 

Alunos Green Belt Plan

Eduardo Alves de Souza

Maria Gabriela Rodrigues Lima

Rafaela Murta Tomazela

 

 

Alunos Yellow Belt Plan

Adriano Camara Marques Filho 

Alexandra Chimello Audi

Amanda Carvalho da Silva 

Ana Paula Mendes Albuquerque Melo

Antonio Carlos Menezes de Godoy Matos

Arthur Henrique Magalhães Pires

Beatriz Johann Santos

Breno de Siqueira Cavalcanti

Caio Rodrigues Gomes

Camila de Lima Acetoze

Clara Calixto Bacciotti Pinheiro

Daniel Casagrande Belino

Enrico Simões Pietro

Felipe Dória Assumpção 

Felipe Maceira

Fernando Kalaidjian

Gabriel Enes Barroso Rufino

Gabriel Walid Makdesi

Gabriela Brant Soares de Melo

Giovanna Belardinelli Benjamin

Isabella Tacach Dias Chohfi

Isadora Pithon Batista Dantas Alves

João Pedro Calzavara Navarro

João Pedro Gelas Scarabotolo

João Pedro Rossetto Branco

Lais Laudisio Bonilha

Laura Arana Barbosa

Letizia Nunes Morábito

Luana Wernersbach Salume

Lucas Ribeiro Buzato

Lucca Fonseca Dallan

Luisa Blanco Ventura

Luiz Enrique Massis Peroba Barbosa 

Marcela Cimerman Lafer

Marcos Rocha Neves

Maria Eduarda Bortolini Missiatto

Maria Eduarda Pupo Krieger

Maria Fernanda Carvalho Fonseca

Matheus Barbosa Silva

Paulo Henrique Amorim Paulo

Pedro Henrique Fialho Machado

Pedro Ribeiro Berlowitz

Rafaela Krutman Ghelman

Rodolfo Freire Figueiredo

Rodrigo Williams Manini Kairalla

Sofia Helena Resende da Ponte

Thiago Pinheiro da Rocha Campos

Victor Llenderrozas Natale

 

Empresas participantes

Alupar

Best Clima

Edenred

Eztec

EMS

Grupo boticário

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

Ipiranga

Mercedes-Benz

Natura

Rockwell Automation

Saint Gobain

SBA

Symrise

Syngenta

Tegra Incorporadora

Ultracargo



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