A professora Camila Boscov, que ministra a disciplina de Contabilidade Financeira no Insper, lançou uma iniciativa em parceria com seus alunos de graduação: o Caderno de Estudos de Contabilidade Financeira, que reúne as análises contábeis mais destacadas produzidas pelos estudantes do segundo semestre dos cursos de Administração e Economia durante o segundo semestre de 2024.
A iniciativa surgiu da percepção de que muitos trabalhos de qualidade permaneciam ao alcance de um público limitado. “Há vários trabalhos, feitos com muita qualidade, que ficavam restritos aos alunos elaboradores e professores. A intenção é disseminar esse conhecimento, permitindo que outras pessoas possam ter acesso a essas análises”, explica Camila.
Para desenvolver o material, os alunos iniciam com a seleção estratégica de um setor econômico listado na B3. “Os alunos precisam escolher um setor de negócios dentro da bolsa brasileira, selecionar as empresas, extrair as informações contábeis usando Python, realizar análises contábeis dessas empresas, avaliar o mercado de ações, entender como questões macroeconômicas podem impactar o setor e utilizar ferramentas estatísticas para aprimorar as análises”, detalha a docente.
Um diferencial do projeto é a autonomia concedida aos estudantes na escolha dos setores a serem analisados. “Fica a cargo dos alunos. Alguns escolhem setores em que a família tem negócio, ou nos quais desejam trabalhar futuramente, empresas nas quais gostariam de investir, ou por afinidade com a marca”, relata a professora. Essa liberdade, segundo ela, aumenta o engajamento e torna o aprendizado mais significativo.
O processo culmina na elaboração de uma reportagem jornalística sobre um aspecto relevante identificado durante a análise. Para garantir a excelência do conteúdo publicado, Camila adotou critérios de avaliação transparentes. “Selecionei somente as melhores reportagens. Temos uma rubrica com todos os critérios de avaliação. Todos esses critérios são divulgados aos alunos no começo do semestre. E, uma vez por semana, eles participam de monitorias para tirar dúvidas e receber feedback.”
A docente enfatiza a natureza interdisciplinar da iniciativa: “É um trabalho que utiliza muito do conhecimento dos alunos, abrangendo assuntos que eles viram no primeiro semestre e estão vendo no segundo semestre”. Essa abordagem reforça as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e prepara os estudantes para os desafios integrados do mundo profissional.
O plano de Camila é que o projeto tenha continuidade. “A ideia é fazer uma publicação por semestre, sempre reunindo os melhores trabalhos”, diz Camila. “Imagine que interessante seria se tivéssemos uma análise histórica de alguns setores no Brasil? E penso que a qualidade dos trabalhos tende a melhorar, pois os alunos podem se inspirar nos anos anteriores.”
A iniciativa busca não apenas preservar e compartilhar o conhecimento gerado em sala de aula, mas também servir como um valioso recurso pedagógico. “Eu pretendo usar esse Caderno de Estudos em minhas aulas, para discussão de casos práticos, exemplos, questões de prova, tanto para graduação quanto para MBA”, destaca a professora.
Se tudo correr bem, o impacto do Caderno de Estudos poderá transcender o ambiente acadêmico, gerando informações para o mercado financeiro. “Caso a informação chegue ao mercado, seria interessante para auxiliar no entendimento de setores específicos, com uma análise acadêmica e imparcial”, afirma Camila, que já compartilhou o material com colegas da Trilha de Finanças, vislumbrando a evolução e a expansão do projeto nos próximos semestres.