Renomado por sua excelência educacional e sua conexão com o mundo empresarial, o Insper desenvolveu um programa de pós-graduação em Direito que se destaca não apenas por sua qualidade acadêmica, mas também por sua abordagem prática e alinhamento com as demandas do mercado.
Neste artigo, vamos mostrar como ele funciona, quais são as áreas oferecidas, os principais objetivos, disciplinas e pré-requisitos de cada curso.
O Insper oferece cinco opções de pós-graduação lato sensu em Direito. São quatro LL.M. e um LL.C., com carga horária de 420 horas e 405 horas, respectivamente, e duração de 21 meses. Ao concluir um desses programas, o aluno pode fazer uma segunda especialização cursando apenas as disciplinas específicas dela, economizando tempo e dinheiro.
De modo inovador, esses cursos estão estruturados com disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas, que permitem a cada aluno personalizar sua grade de acordo com a sua área específica de interesse.
Na hora de escolher as eletivas de seu interesse, o aluno não precisa se ater às disciplinas oferecidas na pós-graduação, podendo optar por outras áreas (jurídicas, econômicas, contábeis, financeiras etc.) oferecidas nos demais cursos do Insper que tenham carga horária e público-alvo compatíveis.
Outra característica dos cursos do Insper é a metodologia de ensino focada na resolução de questões práticas do cotidiano empresarial, priorizando o efetivo aprendizado do aluno. Isso garante que os graduandos saiam do programa não apenas com conhecimento teórico, mas também com a capacidade de aplicá-lo no seu dia a dia profissional.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), por exemplo, são trabalhos coletivos de pesquisa empírica, orientados por um profissional da área. Os projetos de pesquisa, dissertações e teses abordam temas relevantes e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento jurídico e para a aplicação prática do Direito.
O Insper oferece um LL.C. e quatro LL.M.:
Veja, a seguir, um detalhamento de cada uma das modalidades oferecidas.
O objetivo desse curso é conduzir o profissional por uma análise técnica aprofundada desses mercados, a partir da aplicação de critérios jurídicos e econômicos no debate de problemáticas contemporâneas, que visem o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros mais eficientes, propiciando novos olhares para esses mercados, e valendo-se de tecnologias e ferramentas especializadas para o desenvolvimento de soluções legais eficientes e eficazes.
Os alunos devem ter graduação em Direito há pelo menos cinco anos e ter ao menos 3 anos de experiência profissional nos mercados financeiro e/ou de capitais, em atividades que demandem conhecimento da regulamentação das atividades, produtos e serviços relacionados a tais mercados, em escritórios, empresas, instituições financeiras, gestoras de recursos, entidades reguladoras e autorreguladoras, entidades de infraestrutura de mercado e prestadoras de serviços qualificados para esses mercados.
Disciplinas obrigatórias do LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais:
Esse programa oferece ao profissional da área uma experiência acadêmica completa, expandindo ao longo do curso o senso crítico, a capacidade analítica, a visão estratégica e a multidisciplinaridade.
Os alunos participantes devem ter graduação em Direito e experiência prévia de pelo menos 3 anos na área trabalhista.
Disciplinas obrigatórias do LL.M. em Direito do Trabalho:
Este curso prepara o profissional que já atua na área do Direito Societário para compreender e analisar de forma minuciosa os princípios, as regras e as melhores práticas de mercado relacionadas ao processo de estruturação e reestruturação de sociedades no Brasil.
O objetivo é que o profissional aprimore seu conhecimento, adquirindo ou aprofundando sua capacidade de apresentar soluções técnicas para problemas recorrentes nas rotinas societárias.
O aluno deve ter graduação em Direito e experiência prévia de pelo menos 2 anos na área societária.
Disciplinas obrigatórias do LL.M. em Direito Societário:
Os objetivos desse programa são de qualificar tecnicamente o aluno na área; compreender as principais questões tributárias e seus reflexos na sociedade como um todo; permitir que o aluno construa soluções jurídicas a partir de uma visão holística e técnica do sistema tributário brasileiro; e capacitar o aluno para resolver questões tributárias com enfoque interdisciplinar, envolvendo especialmente a contabilidade e a economia.
O aluno desse curso deve ter graduação em Direito, experiência prévia de pelo menos 3 anos na área tributária.
Disciplinas do LL.M. em Direito Tributário:
MÓDULO NÃO JURÍDICO
MÓDULO JURÍDICO
Esse programa oferece ao profissional da área a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos para mediar o diálogo entre organizações e especialistas do meio jurídico, dada sua formação instrumental nas principais áreas que envolvem o direito empresarial.
Os alunos participantes devem ter graduação em Direito e estar trabalhando há pelo menos 1 ano em alguma das áreas de atuação do direito empresarial.
Disciplinas obrigatórias do LL.C. em Direito Empresarial:
Para maiores informações, como inscrição e valores, visite as páginas dos cursos LL.C. Direito Empresarial, LL.M. Direito do Trabalho, LL.M. Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais, LL.M. Direito Tributário e LL.M. Direito Societário.