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Cena do documentário "Educação Americana"Cena do documentário "Educação Americana"

 

Os melhores trabalhos de estudantes da disciplina Pensamento Crítico e Ética, dos cursos de Administração e Economia do Insper, ganharam o Prêmio Pensamento Crítico, realizado todos os semestres pelos professores Fernando Schüler, Leandro Consentino e Aparecido Alves. Oito textos foram selecionados entre a produção de alunas e alunos do segundo semestre de 2024 e podem ser acessados, na íntegra, nos links ao final desta página.

 

A primeira edição do Pensamento Crítico distinguiu quatro trabalhos sobre a fraude da startup de tecnologia Theranos, que durante 12 anos enganou investidores e opinião pública com uma suposta máquina capaz de realizar 200 exames de saúde com apenas uma gota de sangue. Os alunos assistiram ao documentário “A Inventora: À procura de sangue no Vale do Silício” (2019), do diretor norte-americano Alex Gibney, e participaram de um debate com o professor do Insper Fernando Ribeiro, das disciplinas Fundamentos de Macroeconomia e História do Pensamento Econômico, conduzido por Schüler e Consentino.

 

Na segunda edição, o tema foi o escândalo em universidades de prestígio dos Estados Unidos retratado no documentário “Educação Americana: fraude e privilégio” (2021), do diretor norte-americano Chris Smith. A investigação foi batizada de Varsity Blues. Ricos e famosos compravam vagas nas melhores faculdades para os seus filhos, independentemente do desempenho escolar, e alimentaram uma fraude que movimentou 25 milhões de dólares em subornos. O palestrante foi Fábio Colletti Barbosa, diretor-presidente da Natura &Co.

 

Como é tradicional no desafio, os textos deveriam estabelecer relações com os conteúdos estudados na disciplina, como o fenômeno da ladeira escorregadia, o mito do anel de Giges de Platão, a filosofia do economista britânico John Stuart Mill (1806-1873) e as ideias do economista comportamental norte-americano Dan Ariely, entre outros. Os jovens — todos do primeiro semestre do curso — são instigados a refletir sobre delitos e ética das escolhas no meio empresarial e na vida pessoal. Os professores avaliam, então, a capacidade de argumentação dos estudantes.

 

O aluno João Guilherme Sulinscki teve textos premiados nas duas edições. “Foi um exercício que transcendeu os limites convencionais da escrita acadêmica, amadurecendo, no seu desenrolar, em uma dialética irreversível entre as esferas da sétima arte e da filosofia clássica”, diz ele. “Ao tocar as palavras de grandes pensadores, sinto-me, paradoxalmente, mais próximo e mais distante de um entendimento absoluto. Percebo que a busca não se pauta em respostas definitivas, mas na constante renovação da pergunta. As reflexões de meus textos abrem novas portas para novos questionamentos. Isto é, a própria essência do saber se dá em sua incompletude.”

 

Por sua vez, o aluno João Pedro Christiansen Simon conta que, no início do semestre, estava cético sobre o quanto as aulas da disciplina prenderiam a sua atenção. “Sempre me considerei de exatas e acabei criando uma barreira para matérias de humanas”, conta. “Porém, logo na primeira semana de aulas, percebi que o semestre seria bem mais interessante do que havia inicialmente projetado. A proposta do Prêmio Pensamento Crítico me pareceu especialmente intrigante, ainda mais por envolver a análise do caso Theranos, que eu nunca teria analisado espontaneamente. A parte mais desafiadora foi tentar enxergar a situação pela ótica da ex-CEO Elizabeth Holmes, o que me permitiu elaborar uma análise ética mais detalhada, mesmo diante de uma fraude tão evidente.”

 

Para a aluna Isabelle Alencar da Silva Rodrigues, participar do prêmio foi uma experiência marcante que contribuiu para a formação acadêmica e pessoal. “Analisar o escândalo Varsity Blues foi uma oportunidade única de aplicar conceitos éticos discutidos ao longo do semestre em um contexto prático e real”, afirma. “Refletir sobre como a ética molda tanto decisões individuais quanto sistemas institucionais ampliou meu olhar crítico e reforçou a importância de conectar teoria e prática para entender questões atuais. Explorar os dilemas éticos e as motivações por trás de pequenos atos desonestos exigiu refletir sobre como esses conflitos revelam fragilidades nos valores humanos e escolhas morais.”

 

Reconhecendo a importância da atividade, a aluna Beatriz Matos Farias destaca a reflexão sobre questões éticas, sociais e econômicas levantadas em “Educação Americana”. “O documentário me fez enxergar o tema de maneira mais ampla e conectá-lo com situações reais”, diz Beatriz. “Um dos desafios foi encontrar informações confiáveis para sustentar os argumentos do texto, já que o tema envolve nuances e pontos de vista bem complexos. Também foi difícil organizar as ideias de forma clara e evitar que o texto ficasse confuso ou desconectado. Além disso, tentei equilibrar minha opinião crítica com empatia pelas pessoas envolvidas, o que exigiu muito cuidado para não parecer insensível nem tendenciosa.”

 

LEIA OS TEXTOS PREMIADOS

 

Prêmio Pensamento Crítico I

 

Turma A

João Pedro Christiansen Simon

From promising entrepreneur to convicted fraudster: Elizabeth Holmes

 

Turma B

Julia Ruston de Carvalho​

The illusion of innovation: how Elizabeth Holmes turned vision into catastrophe

 

Turma C

João Guilherme Sulinscki

Desvendando o Vale do Silício: Reflexões sobre A Inventora (HBO) e a farsa de Theranos

 

Turma D

Lucas Sano​

Examining the ethical failures of Theranos

 

Prêmio Pensamento Crítico II

 

Turma A

Valentina Araujo Mantesso​

Meritocracia à venda: até que ponto você pagaria pelo sucesso?

 

Turma B

Beatriz Matos Farias

The ethics of choices in the college admissions scandal

 

Turma C

João Guilherme Sulinscki

A decadência do saber: reflexões sobre Educação Americana

 

Turma D

Isabelle Alencar da Silva Rodrigues

Varsity Blues: quando o prestígio fala mais alto que a ética



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