Realizar busca

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, 155.912.680 de eleitores estavam habilitados a escolher os prefeitos e os vereadores de 5.569 municípios brasileiros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao final de outubro, 51 cidades, incluindo 15 capitais, vão realizar o segundo turno. No primeiro dia de 2025, terá início uma nova etapa na vida de cada um desses locais e ela vai depender do desempenho de lideranças executivas e legislativas eleitas ou reeleitas.

 

O momento, portanto, é dos mais adequados para abordar os principais desafios enfrentados pelos municípios brasileiros no contexto pós-eleições – e as oportunidades que se abrem para os gestores escolhidos pela população nos pleitos de 2024. É essa a proposta do ciclo de webinários “Cidades em Perspectiva”, uma realização do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. 

 

Estruturada com sete painéis realizados exclusivamente online, a série contará com a participação de especialistas de destaque atuantes nos setores público e privado, no meio acadêmico e em organizações da sociedade civil, que compartilharão uma visão abrangente, multissetorial e interdisciplinar sobre o contexto das cidades do país.

 

O ciclo é gratuito e tem vagas limitadas, com transmissão pelo Zoom. Vai acontecer entre os dias 5 e 26 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, horário de Brasília. “Teremos novos prefeitos, novos vereadores, equipes novas. Essa série de seminários é em parte voltada para essas pessoas, que muitas vezes carecem de acesso a informações, uma demanda para a qual o Insper pode contribuir bastante. Mas o ciclo também é dedicado a arquitetos, urbanistas, engenheiros, cientistas políticos, acadêmicos, interessados ou não em gestão pública. E, acima de tudo, foi pensado para atender à sociedade em geral”, afirma Mauricio Bouskela, coordenador do Núcleo Economia Urbana,  Cidades Inteligentes e Big Data do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. “Queremos compartilhar informações com os moradores das cidades, para que as pessoas possam atuar de forma dinâmica, dialogando com os gestores e cobrando por soluções.”

 

Debates com diversidade 

 

Todos os encontros da série contam com especialistas do Centro e com profissionais que já atuam no trato diário de diferentes desafios que se apresentam para a gestão dos municípios. Composta por eventos de 1h30 de duração, com tempo para responder a perguntas da plateia virtual, a programação também inclui a participação direta de representantes de comunidades. “Queremos trazer diversidade, apontar a visão dos moradores de áreas que muitas vezes são invisíveis e não recebem a devida atenção do poder público”, diz o coordenador.

 

Os participantes que marcarem presença em pelo menos cinco sessões receberão um certificado digital do Centro de Estudos das Cidades. Além disso, ao final, todos receberão um documento, também digital, com o resumo do ciclo, que inclui links com materiais complementares, referências bibliográficas e outros documentos relevantes.

 

O evento conta com os apoios do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e do Centro de Dados e IA do Insper.

 

 

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

Confira a programação da série de webinários “Cidades em Perspectiva”.

 

1. Cidades e Planejamento Urbano 

Quando: Terça-feira, 5 de novembro

Tema: 

O encontro inicial vai debater os desafios críticos do urbanismo contemporâneo, incluindo as questões emergentes relacionadas ao crescimento urbano, à sustentabilidade e à governança. O objetivo é explorar não apenas os obstáculos enfrentados pelas cidades como também as oportunidades para a inovação e a participação ativa dos cidadãos no desenvolvimento urbano. 

Participantes:

* Evaniza Rodrigues: Assistente social

* Guilherme Martins: Presidente do Insper

* Luciane Virgílio: Arquiteta e urbanista

* Tomas Alvim: Coordenador-geral do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Washington Fajardo: Arquiteto e urbanista, coordenador do Laboratório de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 

2. Urbanismo Social e Segurança Pública

Quando: Quinta-feira, 07 de novembro

Tema: 

Considerando que o urbanismo social se dedica a levar serviços públicos para territórios não atendidos, os palestrantes vão conversar sobre a importância da governança participativa e da integração de políticas públicas. E apresentarão exemplos de políticas bem-sucedidas, em especial as Usinas da Paz, no Pará, que utilizou uma abordagem multissetorial para abordar a questão da segurança.

Participantes:

* Eduardo Pazinato: Coordenador, no Brasil, da área anticorrupção e de integridade do escritório da ONU sobre drogas e crime (UNODC)

* Ivanilda Vieira: Coordenadora-geral da Usina da Paz, Belém do Pará

* Laryssa Kruger: Coordenadora-adjunta do Núcleo Urbanismo Social e Segurança Pública do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Ricardo Balestreri: Coordenador do Núcleo Urbanismo Social e Segurança Pública do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça

 

3: Mobilidade Urbana

Quando: Terça-feira, 12 de novembro

Tema: 

Serão abordadas questões fundamentais para a construção de cidades mais sustentáveis e funcionais, com destaque para a importância de planos de mobilidade bem estruturados, que integrem diferentes meios de transporte, priorizem a mobilidade ativa e melhorem a infraestrutura. A sessão também vai tratar da importância da participação ativa da comunidade no planejamento.

Participantes:

* Clarisse Linke: Diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP)

* Cyra Malta: Especialista em Gestão Pública Municipal Unifesp/UBA

* Helena Carvalho Coelho: Coordenadora-adjunta do Núcleo de Mobilidade Urbana do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Sérgio Avelleda: Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

 

4. Mudanças Climáticas e Saúde Urbana

Quando: Quinta-feira, 14 de novembro

Tema: 

Enquanto os setores público e privado buscam regulamentações e soluções para conter as mudanças climáticas, eventos catastróficos seguem acontecendo. Os centros urbanos precisam estar preparados para lidar com eles, especialmente em comunidades que são mais afetadas por ondas de calor, deslizamentos e alagamentos. Nesse contexto, o evento debaterá o conceito de Cidade +2 Graus e os impactos na saúde das pessoas.

Participantes:

* Juliana Mitkiewicz: Coordenadora da Iniciativa Mulheres e Territórios do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e CGPP

* Paulo Saldiva: Coordenador da Iniciativa Saúde Urbana do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e CGPP

* Rafael Gioielli: Conselheiro do Projeto Cidade + 2 Graus, do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Rian de Queiroz Cunha: Pesquisador e coordenador de projetos socioambientais da Redes da Maré

 

5. Habitação e Saneamento

Quando: Terça-feira, 19 de novembro

Tema: 

À medida que as cidades seguem crescendo, na maior parte dos casos de forma desordenada, cresce o número de assentamentos irregulares em áreas de risco e mananciais, agravando os problemas de qualidade das moradias e coabitação em condições precárias. Frente a esse cenário, o encontro abordará o tema de habitação e os esforços para universalizar o saneamento básico.

Participantes:

* Felipe Poli Romero: Gerente de Serviços da Aegea Saneamento

* José Police Neto: Coordenador do Núcleo Habitação, Real Estate e Regulação do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Katia Mello: Cofundadora e copresidente da empresa de consultoria Diagonal

* Ygor Santos Melo: Arquiteto urbanista, gerente social da TETO Brasil

 

6. Cidades Inteligentes e Big Data

Quando: Quinta-feira, 21 de novembro

Tema: 

Todos os temas dos encontros anteriores podem ser encarados com o apoio do uso intensivo e inteligente de dados, aplicando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades. Nesse contexto, o penúltimo evento tratará da transformação de cidades tradicionais em cidades inteligentes com uso de dados, abordando as oportunidades abertas por essa nova realidade, com exemplos práticos como o uso de big data na cidade do Rio de Janeiro e nas favelas do Complexo da Maré.

Participantes:

* Adriano Borges: Coordenador acadêmico do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* Eliana Sousa Silva: Coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Urbanismo Social do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

* João Carabetta: Chefe do Escritório de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro

* Mauricio Bouskela: Coordenador do Núcleo Economia Urbana, Cidades Inteligentes e Big Data do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

 

7. Debate com Líderes Municipais

Quando: Terça-feira, 26 de novembro

Tema: 

Para fechar o ciclo, lideranças eleitas foram convidadas a descrever como se constroem e como se alteram as prioridades nas agendas políticas municipais; quais  os principais elementos de gestão pública que devem ser considerados para a efetividade das políticas públicas propostas e, por fim, como a academia pode seguir contribuindo para o aprimoramento da gestão pública.

Participantes:

* Kayo Amado: prefeito reeleito da cidade de São Vicente (SP)

* Keit Lima: Vereadora reeleita em São Paulo (SP)

* Marcelo Marchesini: Coordenador-geral do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper

* Pedro Duarte: Vereador reeleito do Rio de Janeiro

* Tomas Alvim: Coordenador-geral do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper

 

 

 

Como se inscrever

Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia neste link ou acessar o QR Code.



Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade