A questão racial tem ganhado crescente destaque no Brasil, um país profundamente marcado por desigualdades. Embora políticas de ações afirmativas com foco na dimensão de raça tenham sido implementadas nas últimas décadas, as disparidades ainda persistem de maneira notável. A formulação de políticas públicas embasadas em evidências e que abordem de maneira efetiva a dimensão estrutural do problema é imperativa para que se promova uma sociedade mais equitativa.
O objetivo deste workshop é apresentar a questão racial no Brasil a um público diversificado. O workshop irá focar nas evidências de discriminação e em como o preconceito opera no país, além de apresentar números sobre a desigualdade racial em diversas dimensões como renda, educação, saúde, violência e política. Também discutirá como políticas públicas podem ajudar a reduzir as diferenças baseadas em raça no Brasil.
11 de março (segunda-feira) – Módulo 1: Discriminação
Discriminação e desigualdade racial: evidências e teorias
Ministrado por: Michael França
12 de março (terça-feira) – Módulo 2: Desigualdade
Desigualdades raciais no Brasil
Ministrado por: Allysson Portella
É pesquisador do Insper e membro do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, atuando na coordenação de projetos de pesquisa sobre educação e renda. Tem doutorado em Economia dos Negócios pelo Insper, com períodos como pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research, em Helsinque, e na Columbia University, em Nova York. Tem mestrado pela UFMG e graduação pela UFRGS.
Michael FrançaÉ ciclista, doutor em Teoria Econômica pelo Ipea da USP, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e também colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em economia da Unesp e, em 2015, terminou o mestrado em Economia pela USP. Nesse mesmo ano, representou a USP no Econometric Game, em Amsterdam. Foi pesquisador visitante nas universidades Columbia e Stanford. Conta com experiência em microeconomia do desenvolvimento e econometria aplicada.