A Fundação Tide Setubal, o Insper e a UNESCO no Brasil promovem o evento para fortalecer o debate brasileiro sobre desigualdades educacionais, justiça social e democracia. Ao promover o diálogo entre grupos e instituições interessadas nesses temas, também será discutido o papel de diferentes agentes políticos, com ênfase para as Organizações da Sociedade Civil, no combate às desigualdades e no fortalecimento da democracia no país.
O Seminário Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos ocorrerá em dois dias, reunindo profissionais e instituições com atuação reconhecida nas questões em debate. O primeiro dia, 25/06, será dedicado às desigualdades educacionais e terá público especializado, com profissionais e dirigentes de instituições que atuam no campo educacional de pesquisa, organizações da sociedade civil, gestão pública e jornalismo especializado.
No segundo dia, 26/06, a discussão será sobre desigualdades, justiça social e democracia e terá público diversificado: profissionais e dirigentes de instituições que atuam na área da pesquisa, em organizações da sociedade civil, no setor público e no jornalismo especializado.
Participe!
Evento gratuito, sujeito à lotação da sala.
Credenciamento
Abertura
Mesa de debate: Definição e medidas de qualidade, equidade e desigualdade em educação
Convidados:
Mediação:
Intervalo
Mesa de Debate: As desigualdades educacionais como problema: formulação científico-social
Convidados:
Mediação:
Almoço
Mesa de debate: Políticas públicas e experimentações pedagógicas voltadas à redução das desigualdades educacionais
Convidadas:
Debatedor:
Intervalo
Roda de conversa 1: Pobreza, educação e desigualdades: panorama da pesquisa em línguas inglesa, francesa e portuguesa
Convidados:
Debatedor:
Roda de conversa 2: Qualidade e desigualdade da aprendizagem na América Latina: resultados do TERCE – Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, produzido pela UNESCO
Convidado:
Debatedor:
Oficina: Usos e leitura do Indicador de Desigualdades Educacionais
Convidados:
Encerramento