A Semana de Ciência de Dados inclui uma série de quatro fóruns e um minicurso relacionados à área de ciência de dados e tecnologia da informação. Os eventos versarão sobre diversos temas relacionados com ética, regulação e práticas em ambientes digitais.
Neste minicurso, será realizada uma introdução geral ao viés algorítmico na geração e perpetuação de preconceitos por meio da discussão de casos, sendo um deles o Compas, do Judiciário estadunidense. Também serão abordados o framework Aequitas e a Árvore de Fairness, e, em seguida, será conduzida uma dinâmica com simulador para materialização dos aprendizados do minicurso.
18h às 18h30: Credenciamento
18h30 às 21:30: Aula
Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Tem graduação e mestrado em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial. Conta com mais de 13 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e computação de alto desempenho. Atua também como cientista de dados na área da saúde. Realizou pós-doutorado em Data Science aplicado à Saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, destacando a Universidade de Harvard.
Solange FelicianoÉ formada em Tecnologia e Marketing e especialista em gestão de e-commerce, gestão de projeto, diversidade e inclusão e gestão de ESG. Teve uma trajetória em multinacionais de tecnologia em cargos de alta liderança e como diretora de Gente e Cultura, Diversidade, Inclusão e ESG numa startup de educação, na qual construiu as políticas, os comitês e o posicionamento da marca da empresa, recebendo o prêmio Diversidade em Prática da Blend Edu e o selo de Igualdade Racial da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos da cidade de São Paulo. Adicionou a empresa no Sistema B, no Pacto Global da ONU e na Associação Pacto pela Equidade Racial e desenhou 15 projetos de ESG para a empresa e seus parceiros. Montou o plano estratégico da Black Women Consultoria, olhando para a diversidade de impacto. Faz parceria com empresas globais e empresas de grande, médio e pequeno porte para que tenham mais diversidade, inclusão e pertencimento. Faz parte do movimento Tech 2023 e é membro atuante nas organizações: Grupo Mulheres do Brasil, Associação Pacto pela Equidade Racial e Fórum das Pretas da Secretaria dos Direitos Humanos da cidade de São Paulo. Membership do Future Is Now, Mulheres Inspiradoras e também presidente do Lide Futuro na transversal Diversidade. Recentemente começou a trabalhar com o propósito de impactar a vida de mulheres na área da tecnologia; devido a isso, recebeu o prêmio Women that Build Awards 2022, da Globant, um reconhecimento por suas experiências em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). Esse prêmio é dado a mulheres que influenciam a indústria da tecnologia com ações de impacto social.
Suelane Garcia FontesDoutora em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com estudos em data science, mineração de dados e análise de trajetórias. Mestre em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Docente universitária e técnica de banco de dados, engenharia de software e gestão de projetos. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, atuando em empresas públicas e privadas como analista de sistemas e cientista de dados. Atualmente é docente de Ciência de Dados e engenheira de dados do Centro de Ciência de Dados do Insper.