A Semana de Ciência de Dados trata-se de uma série de quatro fóruns e um minicurso relacionados a área de Ciência de Dados e Tecnologia da Informação que versarão sobre diversos temas no contexto de ética, regulação e práticas em ambientes digitais.
Neste quarto fórum da semana, que tratará do tema Divulgação Científica, teremos o lançamento da plataforma de dados “Acesso a Oportunidades no Plano Diretor de São Paulo, que será realizada por Adriano Borges, docente e pesquisador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e, em seguida, haverá uma mesa redonda para discussão e debate, com mediação a ser realizada por ele, e participação de José Police Neto, Katia Mello, Paulo Saldiva, Tomás Alvim.
18h às 18h30: Credenciamento
18h30 às 19h30: Lançamento da plataforma de dados “Acesso a Oportunidades no Plano Diretor de São Paulo” – por Adriano Borges
19h30 às 20h: Coffee
20h às 21h30: Mesa-redonda – com Adriano Borges (mediador), Katia Mello, Paulo Saldiva, Tomás Alvim e José Police Neto
Professor de Mobilidade e Dados Urbanos no Insper e pesquisador líder do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Pesquisador pós-doutor em Estudos Urbanos pelo MIT, mestre e doutor em Administração Pública e Governo pela FGV, com graduação em Administração (FGV) e em Ciências Sociais (USP). Atuou como pesquisador e membro da coordenação executiva do Instituto Pólis durante os anos de 2008 a 2013, envolvido principalmente com temas relacionados ao desenvolvimento territorial e urbano, pobreza e políticas públicas. Foi professor do Senac e consultor de curto prazo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Bloomberg Philanthropies e WRI. Foi pesquisador assistente do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG-FGV) e pesquisador associado do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (Cepesp-FGV). Foi pesquisador visitante do Spatial Structures in the Social Sciences (S4) na Brown University, fellow do Lincoln Institute for Land Policy e pesquisador sênior do Sustainable Urbanization Lab (MIT-SUL) e do Center for Real Estate (CRE) do MIT. Trabalha com temas na interseção entre ciência de dados, economia urbana, governança e morfologia das cidades.
José Police Netoaguardando informação
Katia MelloFormada em Engenharia Civil e Sanitária pela UFPE, ocupou diversos cargos de gerência e diretoria no governo de Pernambuco e na prefeitura de Recife, nas áreas de planejamento, habitação, obras e orçamento. Em 1990, ao lado de Álvaro Jucá, fundou a Diagonal, consultoria pioneira em gestão social que há mais de 33 anos apoia empresas, organizações e governos a elevarem seu padrão ESG por meio de soluções que promovem o desenvolvimento sustentável nos territórios. Como copresidente da Diagonal, levou seu olhar para o desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras que contribuíram para evolução de políticas públicas e para a geração impacto socioambiental na vida de mais de 5 milhões de pessoas, em 22 países. É considerada uma referência em gestão social e territorial e sustentabilidade, e pioneira em urbanismo social, convidada a ministrar diversos seminários e workshops em todo o país e internacionalmente. Tem em seu DNA o compromisso de contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a melhoria da qualidade de vida da população em alta vulnerabilidade social.
Paulo Saldivaaguardando informação
Tomás AlvimCoordenador do Laboratório Arq.futuro de Cidades do insper. Co-fundador da Beī Editora e do Por quê? Economês em Bom Português. Co-autor do livro Aprendendo a Viver na Cidade