O presidencialismo de coalizão tem a ver com a crise política do nosso país? Qual seu impacto da prática? Para entender mais sobre este relevante tema que marca o processo político no Brasil, participe do lançamento do novo livro do cientista político Sérgio Abranches, Presidencialismo de Coalizão: Raízes e evolução do modelo político brasileiro.
O termo foi utilizado pelo autor há 30 anos em um artigo ao denominar um regime presidencialista que reúne em um mesmo modelo o regime proporcional de lista aberta para os cargos do legislativo, o multipartidarismo e a escolha dos mandatários do poder executivo sem vinculação às eleições legislativas.
No título publicado pela Companhia das Letras, Abranches faz um balanço da história republicana ao revisitar suas crises para entender os processos que encurtaram governos federais e abalaram a estabilidade institucional. Desde 1945, excetuado o período autoritário da ditadura militar (1964-1985), os presidentes brasileiros têm dependido de coalizões para governar, tornando-se reféns dos humores das oligarquias congressuais e estaduais. Nesse quadro volátil, a implementação de políticas públicas fica aquém das necessidades do país.
Com uma radiografa das entranhas da política na ainda frágil democracia brasileira, o autor formula soluções renovadoras para a correção de suas falhas estruturais. Após apresentação, Sérgio Abranches participa de um bate-papo com o cientista político do Insper Carlos Melo e com o Coordenador Geral dos Programas de Cursos em Gestão e Políticas Públicas Milton Seligman.
Faça a sua inscrição e participe desta relevante discussão!
Assista ao vivo pelo Livestream:
Welcome Coffee
Abertura | Marcos Lisboa (Insper)
Presidencialismo de Coalizão: Raízes e evolução do modelo político brasileiro | Sérgio Abranches
Entrevista com o autor
Sessão de autógrafos
Encerramento