O objetivo do evento é promover uma oportunidade para interação com diversos atores-chave no setor de saúde suplementar, por meio de debates e da apresentação de projetos, com ênfase nos temas de regulação, judicialização da saúde e financiamento da inovação. Aproveitamos a presença do professor Bernard Black, que desenvolve pesquisas em políticas de saúde e litigância, tendo publicado recentemente o livro Medical Malpractice Litigation: How It Works; Why tort reform hasn’t helped. O evento possibilitará uma troca de experiências em pesquisas entre Insper e CEOE, com comentários do professor Bernard.
8h30 às 9h – Registering & Welcome
9h às 10h – Judicialization, Regulation & Health Innovation (Insper+CEOE) – mesa redonda com professores do Insper e Unifesp
10h às 11h – Bernard Black Presentation and debate
Especialista em políticas de saúde, inferência causal, direito e finanças, e governança corporativa. Black iniciou a Conference on Empirical Legal Studies e o Journal of Law, Finance and Accounting, contribuindo significativamente para a pesquisa empírica no campo jurídico com mais de 150 artigos publicados.
Carolina Pedrosa Gomes de MeloProfessora de Políticas Públicas e Economia no Insper. Doutora em Economia dos Negócios pelo Insper, mestre em Administração Pública pela Columbia University e bacharel em Administração de Empresas pela University of North Florida. Trabalhou no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação de impacto de diversas políticas públicas e programas/projetos sociais como pesquisadora do Insper Metricis. Foi diretora de pesquisa da MGov Brasil (atualmente, Movva), assistente de pesquisa do Earth Institute/Columbia University e estagiária na iniciativa da ONU para combate à fome e desnutrição crônica (UN REACH) em Maputo, Moçambique, além de atuar como consultora independente. É interessada em pesquisas nas áreas de desenvolvimento da primeira infância, economia da saúde, economia da educação, desenvolvimento sustentável e organização industrial.
Ivan Cesar RibeiroProfessor de Direito e Políticas Públicas da Unifesp, coordenador e pesquisador principal do Ceoe/Unifesp, professor colaborador e orientador do PPGD em Direito e Políticas Públicas da UniRio, senior research scholar da Universidade de Yale.
Paulo Furquim de AzevedoÉ professor titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) e professor em tempo integral nos cursos de graduação, mestrado e doutorado do Insper. É graduado em Administração Pública pela FGV e mestre e doutor em Economia pela FEA-USP. Foi visiting professor no MIT, em 2012, e visiting scholar na University of California at Berkeley, em 1994. Antes de se juntar ao Insper, foi professor da Sao Paulo School of Economics – FGV, bem como da USP e da UFSCar. Também é autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas como defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, direito e economia. Por sua produção científica, é bolsista de produtividade do CNPq, tendo sido também parecerista e membro de conselhos editorais de diversas publicações científicas. Coordenou projetos temáticos junto à Fapesp, na área de instituições de mercado; ao IDB (Inter-American Development Bank), na área de políticas de desenvolvimento produtivo; e ao Cedes e CNJ, na área de direito econômico.