De que forma o Supremo Tribunal Federal agiu e reagiu diante das decisões e ameaças do governo Jair Bolsonaro (2019-2022)? Felipe Recondo e Luiz Weber respondem a essa pergunta em “O Tribunal: Como o Supremo se uniu ante a ameaça autoritária” (Companhia das Letras, 2023), resultado de quatro anos de investigação.
O STF fragmentado, conforme retratado no livro anterior dos autores (Os Onze, Companhia das Letras, 2019), uniu-se diante de uma série de discursos e mobilizações antidemocráticas que situaram a tensão entre o presidente e os juízes no centro da política nacional. Construído a partir de centenas de entrevistas com ministros do governo Bolsonaro, parlamentares − de governo e de oposição −, advogados, militares, ministros do Supremo e de outros tribunais, o relato detalhado das ações e dos bastidores permite aos leitores e às leitoras compreender como o tribunal passou de uma convivência inicial tensa com o governo para um conflito crescente cujo ponto máximo foi o 8 de janeiro de 2023.
Neste evento, que contará com a presença dos autores, discutiremos o livro com dois especialistas e observadores das transformações no papel político do Poder Judiciário no Brasil nas últimas décadas: a cientista política Maria Teresa Sadek, professora sênior da USP, e o jurista Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP.
Sócio fundador do Jota e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UNB). Autor de Tanques e Togas – O STF e a ditadura militar (Companhia das Letras, 2018) e coautor de Os Onze: O STF, seus bastidores e suas crises (Companhia das Letras, 2019) e O Tribunal: Como o Supremo se uniu ante a ameaça autoritária (Companhia das Letras, 2023).
Luiz Weber - PalestranteDiretor de Jornalismo do SBT em Brasília. Passou pelas principais redações da capital, como O Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Época, Carta Capital e Correio Braziliense. É advogado e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Coautor de Os Onze: O STF, seus bastidores e suas crises (Companhia das Letras, 2019) e O Tribunal: Como o Supremo se uniu ante a ameaça autoritária (Companhia das Letras, 2023).
Maria Teresa Sadek - PalestranteProfessora sênior do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).
Oscar Vilhena Vieira - PalestranteProfessor de Direito Constitucional e de Direitos Humanos e diretor da Escola de Direito da FGV-SP. Foi procurador do Estado em São Paulo e fundou e dirigiu instituições ligadas aos direitos humanos, nas quais ainda atua. É colunista do jornal Folha de S.Paulo e autor, dentre outros livros, de A Batalha dos Poderes (Companhia das Letras, 2018).
Diego Werneck Arguelhes - ModeradorProfessor associado do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Yale (EUA) e mestre em Direito pela Uerj. Autor do livro O Supremo: Entre o Direito e a Política (Intrínseca/História Real, 2023).