É frequente o debate sobre a necessidade do Brasil incrementar sua produtividade para elevar a taxa de crescimento de forma sustentável. Esse avanço envolve necessariamente a melhoria das condições do mercado de trabalho no país.
Seguindo com a série especial sobre produtividade, o Centro de Finanças (CeFi) realizou evento para discutir a importante relação entre mercado de trabalho e produtividade, bem como suas implicações para o caso brasileiro. Com a parceria da Cátedra Instituto Unibanco, o debate ocorreu em 20 de junho, no Insper, e reuniu dois dos maiores especialistas do Brasil no assunto: José Márcio Camargo (PUC-Rio) e Pedro Olinto (Banco Mundial).
Confira aqui as apresentações:
Confira como foi o evento no Livestream:
Recepção
Abertura
José Márcio Camargo – PUC-Rio
Pedro Olinto – Banco Mundial
Comentários
Perguntas e debate
Encerramento
É Ph.D. em Economia pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT), Professor Titular do Departamento de Economia da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Economista da Opus Investimentos.
Pedro OlintoAssumiu o cargo de coordenador das áreas de Educação, Saúde, Proteção Social e Pobreza no escritório do Banco Mundial no Brasil em Setembro de 2015. Antes disso, ele foi economista Sênior encarregado de análises de pobreza e desigualdade no Afeganistão, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Honduras e Jamaica. Foi Research Fellow no International Food Policy Research Institute (IFPRI) onde conduziu as avaliações de impacto de programas pioneiros de transferências de renda condicionadas em Honduras (PRAF) e no Brasil (Bolsa Alimentação) e pesquisador do departamento de pesquisa do Banco Mundial em Washington, onde conduziu pesquisa nas áreas de desenvolvimento rural, política fundiária, mercados de fatores rurais, e desigualdade. Pedro tem doutorado em economia aplicada pela University of Wisconsin-Madison, mestrado em economia agrícola pela Purdue University, e graduação em engenharia agronômica pela ESALq/USP.