O estudo “A Qualidade do Cadastro Único”, conduzido por pesquisadores do Insper, tem como objetivo analisar a eficácia do Cadastro Único como ferramenta para identificar famílias que se encontram abaixo da linha de pobreza. Utilizando dados das pesquisas domiciliares, especialmente da Pesquisa Nacional Amostral de Domicílios (PNADC) de 2017 a 2022, a pesquisa busca avaliar a precisão do Cadastro Único nessa identificação. A análise cruzada entre os dados cadastrais e as pesquisas domiciliares mostrou resultados importantes para compreender em que medida as famílias em situação de vulnerabilidade estão sendo incluídas efetivamente nas políticas sociais.
O estudo, a ser apresentado em 8 de março de 2024, busca fornecer insights valiosos para aprimorar a qualidade e a confiabilidade do Cadastro Único, aspectos fundamentais para garantir uma distribuição mais justa e eficiente dos recursos destinados aos programas sociais.
12h às 12h05 | Introdução e apresentações
12h05 às 12h20 | Apresentação do Estudo
A estratégia de compatibilização do Cadastro Único com a PNADC
12h20 às 12h45 | Apresentação dos Resultados
O grau de discrepância que há entre as famílias consideradas pobres no Cadastro Único e na PNADC no Brasil e nas UFs
12h45 às 13h45 | Comentários
As pesquisas domiciliares fazem parte da estratégia para avaliar a qualidade e a fidedignidade do Cadastro Único? Quais as limitações?
Os resultados apresentados sobre a discrepância entre os dados trazem quais implicações? Quais estratégias adicionais podem ser adotadas pelas políticas públicas para um esforço de melhoria na qualidade do Cadastro Único?
13h45 às 14h | Considerações finais dos apresentadores
Professor no Insper
Laura Müller MachadoProfessora no Insper
Rafael OsórioPesquisador do IPC-IG do Ipea
Cecília MachadoEconomista-chefe do Banco BoCom BBM
Laura Almeida Ramos de AbreuPesquisadora no Insper