Quantas vezes já ouviu que inovação está associada ao Fail Fast? O intuito não deveria ser Fail Fast, mas Learn Fast e barato, de preferência. Erros e fracassos fazem parte da lógica do desenvolvimento da inovação, mas seu êxito é derivado dos seus aprendizados, ajustes e validações. Nos últimos anos, muitas corporações erraram com suas iniciativas de inovação aberta, seja por inúmeros fracassos na condução dos projetos, por não executarem uma estratégica objetiva, coesa e integrada ou, principalmente, por não se conscientizarem do papel do aprendizado ágil nas organizações.
O objetivo deste webinar é fazer um balanço dos erros e aprendizados na inovação aberta no Brasil para que as empresas avancem além do modismo observado nos últimos anos, integrando-a de forma eficaz à estratégia de crescimento e evolução dos negócios.
O evento será transmitido pelo Youtube.
É Diretor Global de Inovação da AB InBev, sendo responsável por Criação de Novos Negócios, Ecossistema de Startups e P&D. É Board Member da MIT Sloan no Brasil e Colunista da Época Negócios. Formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é Doutorando em Engenharia de Software.
Fernando FreitasFormado em Estatística pela Universidade de Brasília, com MBA em Finanças pela FIA/USP , MBA pela ISE/IESE e especialização no programa executive, organizational design for digital transformation no MIT. Trabalhou no IPEA, contribuindo na construção de políticas públicas para inovação, participando com capítulos em livros e artigos em revistas internacionais. Atualmente é head de inovação do Bradesco, com o objetivo de sistematizar a inovação na organização. É membro do comitê executivo de inovação no bradesco, membro do comitê de tecnologia e inovação na febraban e membro do comitê consultivo de inovação da ANBIMA.
Marcelo NakagawaProfessor de Inovação e Empreendedorismo do Insper. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É colunista da Época Negócios. Também é consultor de inovação para grandes corporações e entidades setoriais e governamentais. Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP), tem quase 30 anos como executivo nas áreas financeira, estratégia empresarial, venture capital, inovação, private equity e educação.
Marcus SalusseDoutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV. É advogado formado na PUC/SP, empreendedor e possui pós-graduação em administração (CEAG – FGV). Foi coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVCenn) de 2013 a 2021, onde foi coautor do Relatório GEM Brasil – Global Entrepreneurship Monitor, e responsável pelo design e implementação de programas educacionais para organizações como Goldman Sachs, Itaú, Facebook, Artemísia e ANIP – A Banca, e de pesquisa aplicada, como o Índice de Empreendedorismo Corporativo, Projeto SEFORIS de Empreendedorismo Social e outros. Em 2018 – 2019 foi pesquisador visitante na Queensland University of Technology (QUT), Brisbane, Austrália. Possui artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador dos cursos abertos da Educação Executiva do Insper e leciona nas áreas de empreendedorismo, inovação e estratégia em cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva.