Para compartilhar as pesquisas desenvolvidas ao longo de seis meses de existência, o Observatório do Plano Diretor promoveu, nos dias 26 e 27 de outubro, dois encontros que abordaram as três grandes frentes de pesquisa desenvolvidas: Terras Indígenas no Plano Diretor, Revisão de Literatura sobre o Plano Diretor e Participação Popular e Políticas Urbanas.
Observatório do Plano Diretor – criado no Insper em abril de 2021, tem como objetivo acompanhar e analisar as políticas urbanas e o processo de revisão, previsto para este ano, do Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo, instrumento que orienta o crescimento e as diretrizes urbanísticas para a cidade até 2030.
A proposta é participar do debate público oferecendo dados e análises aprofundadas e contribuir com a discussão a partir da difusão de conhecimento, principalmente via imprensa, publicação de artigos acadêmicos para submissão a periódicos nacionais e internacionais, e incentivo à participação de pesquisadoras e pesquisadores em congressos acadêmicos sobre o tema.
A iniciativa tem a dupla pretensão de gerar conhecimento e formar pessoas para acompanhar esse processo de maneira sistemática, contribuindo com a produção de conhecimento com base em evidências sobre políticas urbanas.
O Observatório é coordenado pelos professores do Insper Bianca Tavolari, coordenadora do Núcleo de Questões Urbanas do Centro de Regulação e Democracia, e Marcelo Marchesini, coordenador do Programa Avançado e do Master em Gestão Pública.
Participe!
Tema: Revisão de Literatura
Bolsistas: Pollyanna Sjobon e Bruno Monteiro
Colaboradores: Julia Alencar e Vitor Teodoro Carboni
Tema: Terras Indígenas
Bolsista: Jackeline Miguel Custodio
Debatedores: Mariana Levy e Chirley Pankará
Tema: Participação Popular e Políticas Urbanas
Bolsistas: Lais Valieris, Gabriela Cárceres e Taís R.Borges
Colaboradores: Rafael Silveira
Debatedores: Luciana Royer e Adrian Lavalle