Objetivo: promover um debate público sobre as dificuldades para implantação da gestão metropolitana no Brasil e produzir reflexões acerca das suas vantagens. Traremos a experiência de Nova York para ilustrar todas as vantagens para os usuários, operadores e governos.
O evento terá dois momentos: um debate com a sociedade, aberto ao público, e uma conversa franca, restrita a autoridades e acadêmicos, que tentará estabelecer um mapa estratégico para a implantação.
9h: Abertura
Guilherme Martins (presidente do Insper), Tomás Alvim (coordenador do Laboratório ArqFuturo de Cidades do Insper) e Miguel Setas (CEO da CCR)
9h30: A Gestão Metropolitana da Mobilidade em Nova York
Palestrante: Brittany Montgomery – Senior Advisor, Special Projects and Initiatives, Office of the President, New York City Transit
10h30: A experiência exitosa de Goiânia
Palestrante: Miguel Angelo Pricinote – SubSecretário de Cidades e Transporte do Governo do Estado de Goiás
11h30: Debate
Miguel Setas (CCR)
Denis Andia (Secretário Nacional de Mobilidade Urbana)
Manuel Botelho (Secretário executivo dos transportes metropolitanos do estado de São Paulo)
Gilmar Miranda (Secretário de Mobilidade de São Paulo)
Luciana Costa, Diretora de Investimentos do BNDES
Maína Celidonio, Secretária de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro
Sérgio Avelleda (Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana) – Moderador
Conta com mais de 15 anos de experiência de liderança em adjacentes a governos na América Latina, China e EUA em planejamento estratégico, governança, operações, transporte urbano, desenvolvimento econômico, avaliação de projetos e implementação.
Ana Beatriz Monteiro - Especialista Lider em Transportes e Coordenadora dos Projetos de Transportes do BID Brasil Denis Andia - Secretário Nacional de Mobilidade Urbana Gilmar Miranda - Secretário de Mobilidade de São Paulo Luciana Costa - Diretora de Investimentos do BNDES Maína Celidonio - Secretária de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro Manoel Botelho - Secretário Executivo de Estado dos Transportes Metropolitanos Miguel Angelo Pricinote - Subsecretário de Cidades e Transporte do Governo do Estado de GoiásAtua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em mobilidade, mobilidade como serviço (MaaS) e metodologia tarifária para o transporte público urbano. Tem bacharelado em Geografia (UFG, 2004), especialização em Saúde Pública (UniLions, 2006) e mestrado em Transportes (UnB, 2008), tendo iniciado o doutorado em Ciências Empresariais e Sociais (UCES - Argentina). Sua experiência profissional inclui os cargos de diretor de Transporte do RedeMob Consórico (GO) de 2015 a 2016, diretor adjunto da Viação Reunidas (GO) de 2016 a 2020, diretor executivo da ReuMob (GO) de 2018 a 2021 e coordenador nacional do Mova-se Fórum de Mobilidade.
Miguel Setas - Presidente CCR Engenheiro FísicoMestre em Engenharia Elétrica e da Computação pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Foi consultor da McKinsey & Company e depois entrou para o setor de energia. Seu primeiro cargo no setor foi de diretor de Marketing da Gás de Portugal (GDP). Alguns anos depois, foi trabalhar na Galp Energia, também como diretor de Marketing.
Sérgio Avelleda - Coordenador do Núcleo de Mobilidade UrbanaAdvogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com MBA em Gestão Executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da capital paulista (2017-2018), presidente do Metrô de São Paulo (2011-2012) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM (2008-2011). Entre 2018 e 2020, ocupou o cargo de diretor global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, de 2019 a 2020, integrou o Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.
Tomas Alvim - Editor e sócio da BEI EditoraCofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro “Aprendendo a viver na cidade” (BEI, 2019), vencedor do prêmio de destaque na XXI Bienal de Arquitectura de Chile daquele ano.