O evento trará a discussão de cinco dilemas clássicos das empresas familiares, envolvendo propósito, rentabilidade, profissionalização, distribuição de dividendos e way out, no contexto específico do agronegócio no Brasil, em que essas questões se colocam de maneira ainda mais contundente.
Nesse evento contaremos com a presença do Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho, Diretor de convênios da USP e professor do departamento de administração da FEA/USP e Fernando Sawaya Jank, conselheiro, consultor e reestruturador de grupos familiares e empresas do agronegócio. Quem fará a mediação será a Roberta Nioac, professora do Insper.
Diretor de convênios da USP. Professor do departamento de administração da FEA/USP, com foco em governança corporativa. Coordenador de projetos da FIA (Fundação Instituto de Administração) e do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios). Conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mestre e Doutor pela FEA/USP. Especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG/FGV). Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP. Coordenador do MBA em agronegócios da FIA. Atua há mais de 25 anos como pesquisador e consultor em gestão de sistemas agroindustriais, gestão estratégica, governança e responsabilidade corporativa, junto a empresas nacionais, multinacionais, cooperativas e organizações de terceiro setor. Autor de livros e mais de 50 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro do conselho curador da FIA e conselheiro consultivo de dois grupos privados de controle familiar.
Fernando Sawaya JankConselheiro, consultor e reestruturador de grupos familiares e empresas do agronegócio. Formado em administração de empresas (FGV/SP), atuou de 1992 a 2001 em empresa própria de produção agropecuária. De 2002 a 2007 atuou como trader de commodities e gestor em multinacional e de 2007 a 2011 como estruturador e diretor geral de empreendimento de conversão de terras na fronteira agrícola, detido por fundo de investimentos. De 2011 a 2014 teve a posição de diretor superintendente em grande grupo familiar nacional com investimentos no agronegócio, mineração e concessões. De 2015 em diante tem atuado como conselheiro, consultor e reestruturador de grupos familiares e empresas, sobretudo do agronegócio, e em assessoria a investidores do setor.
Roberta NioacFormada em Direito pelo Mackenzie e doutora em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Sócia fundadora da Legar G&G – Consultoria em Governança e Gestão, consultora e palestrante em governança, além de autora e coordenadora de diversos livros e artigos acadêmicos. Foi membro do Conselho de Administração do IBGC, tendo participado de vários comitês (conduta, empresas fechadas, editorial).