No dia 20 de março, a Prefeitura de São Paulo enviou o projeto de lei da revisão do Plano Diretor da cidade à Câmara de Vereadores, finalizando a etapa de formulação da proposta por parte do executivo municipal. Agora, vereadoras e vereadores debaterão o texto proposto pela Prefeitura, com a previsão de audiências públicas participativas para discussão do projeto, e posterior deliberação e votação do legislativo municipal.
O plano diretor é o principal instrumento para orientação da política urbana. A revisão é um momento de avaliação e redesenho de políticas fundamentais para a cidade. Diante da importância do tema, o Observatório do Plano Diretor convida todas e todos para compreender as principais alterações incorporadas no projeto de lei que será debatido pela Câmara de Vereadores.
Bianca Tavolari, professora do Insper e uma das coordenadoras do Observatório do Plano Diretor, fará uma apresentação inicial sobre o projeto de lei, e conversará com Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP que foi relator do Plano Diretor de 2014.
O evento também será transmitido pelo Zoom.
Link de Acesso: https://zoom.us/j/97740138710
Tem uma trajetória interlaçada entre as atividades profissionais e acadêmicas e a militância política. É arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestre (1987) e doutor (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em 2011, sendo atualmente Professor Titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. As atividades de pesquisa acadêmica e política se complementam na carreira de Nabil, que já por duas vezes ocupou o cargo de vereador em São Paulo (nas legislaturas 2001-2004 e 2013-2016), nesta última tendo papel decisivo como relator na elaboração do atual Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Em 2020 sai em uma inovadora proposta de representação política, sendo o porta-voz e representante nas urnas da candidatura coletiva Coletivo Mais Direito À Cidade. Também possui experiência no executivo, onde já foi Superintendente de Habitação de São Paulo (1989-1992), Secretário Municipal de Cultura (2014-2016) e, no governo federal, foi Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) onde coordenou a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.
Bianca TavolariProfessora em tempo integral e em dedicação exclusiva no Insper, onde coordena o Núcleo de Questões Urbanas e co-coordena o Observatório do Plano Diretor. É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e principal investigator do Maria Sibylla Merian Centre. É professora visitante na Universidade de St. Gallen, na Suíça. Coordena a seção “As cidades e as coisas” na revista Quatro Cinco Um. É doutora e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduada em Direito e Filosofia pela Universidade de São Paulo.