No Brasil e no mundo, as disputas eleitorais dos últimos anos foram marcadas por debates sobre o problema da desinformação – estratégias deliberadas para induzir leitores ou espectadores a formarem uma percepção errada da realidade. Por um lado, manipulação de fatos e narrativas para fins políticos não é uma novidade. Por outro, novas tecnologias e hábitos de comunicação e disseminação de informação colocam esses antigos desafios em um novo patamar. Entretanto, ainda não há consenso sobre o impacto de estratégias de desinformação em resultados eleitorais dos últimos anos, nem sobre quais as melhores formas de enfrentar o problema.
O que aprendemos com as eleições de 2018 e com processos eleitorais ao redor do mundo? Quais os perigos já conhecidos, e quais os desafios que ainda estão por vir? Quais as melhores práticas adotadas por plataformas online, sociedade civil e veículos de imprensa para lidar com esses dilemas? Como instituições estatais regulatórias e a Justiça Eleitoral podem se preparar para essas eleições?
Para discutir o assunto, Insper recebeu especialistas de diversas perspectivas profissionais e disciplinares, que se reuniram para discutir a desinformação nas eleições de 2020.
Veja como foi o evento:
Realização
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.
Abertura
Painel 1: Diagnósticos
Almoço
Painel 2: Estratégias não-estatais e o papel do mercado
Coffee break
Painel 3: Estratégias regulatórias e judiciais
Encerramento